Deputada estadual afirma que é hora de “sair da dispersão política” e propõe reconstrução coletiva do PT potiguar para enfrentar os desafios até 2026

Post Images
Reprodução

A deputada estadual Divaneide Basílio (PT-RN) oficializou nesta terça-feira 14 sua candidatura à presidência estadual do Partido dos Trabalhadores no Rio Grande do Norte. Em carta aberta à militância, a parlamentar convoca os filiados para um processo de reorganização interna e fortalecimento do partido, com foco nas eleições de 2026 e na defesa dos governos Lula Fátima Bezerra.

“Mais do que nunca, precisamos reorganizar e fortalecer o PT, não só para as próximas disputas eleitorais, mas para disputar os rumos políticos do estado”, escreveu Divaneide, que é também presidente do PT Natal desde 2019, educadora popular e integrante do Coletivo Nacional de Mulheres do partido. A eleição está prevista para acontecer no dia 6 de julho.

Com trajetória iniciada ainda na adolescência dentro do PT, Divaneide já foi vereadora em Natal, ocupou cargos em secretarias de juventude no RN e no governo Dilma, e atualmente está em seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa. Agora, ela propõe um “chamado à mobilização” para reerguer o partido diante dos novos e antigos desafios.

A deputada defendeu uma condução dialogada e democrática no diretório estadual e reforçou seu alinhamento com o projeto político de Lula e da governadora Fátima. “Precisamos de um partido revigorado, vivo e atuante para formar o nosso time para as disputas de 2026”, afirmou.

A eleição interna, o PED (Processo de Eleições Diretas), está prevista para 2025. Até lá, Divaneide quer construir apoio com base no diálogo, no compromisso com as bases e na reafirmação dos compromissos históricos do PT. “Vamos juntas e juntos fazer do PED de 2025 um momento de unidade, coragem e afirmação do nosso projeto histórico”, concluiu.

Divaneide Basílio defende candidatura de Cadu Xavier ao Governo do RN e reforça papel de Fátima no Senado

A deputada estadual Divaneide Basílio afirmou que o partido já tem um nome forte para disputar o Governo do RN em 2026: o atual secretário da Fazenda, Cadu Xavier. Segundo ela, o gestor foi essencial para a recuperação fiscal do Estado e reúne preparo técnico e político para liderar a sucessão de Fátima Bezerra, que, por sua vez, deve disputar uma vaga no Senado.

Divaneide também destacou o fortalecimento do PT em Natal após a candidatura de Natália Bonavides e reforçou que o partido seguirá com ações de base, como os projetos “Pé nas Comunidades” e “Pé nas Cidades”.

Ela vê como natural a candidatura de Fátima Bezerra ao Senado, reforçando a representatividade do Rio Grande do Norte em Brasília. “Há um caminho natural para que a governadora possa ir para o Senado, e isso será muito importante para a política federal. Ela já ocupou esse cargo e honrou bastante essa posição”, disse.

Agora RN

Jornalista | Palestrante | Assessora de Comunicação | Consultora em Gestão de Crise de Comunicação | Apresentadora de rádio e televisão.

Faça Login ou Cadastre-se no site para comentar essa publicação.

0 Comentários