Departamento de Estado avalia permanência, crimes, ameaças à segurança e possível envolvimento com terrorismo

Post Images
Reprodução

O Departamento de Estado dos Estados Unidos anunciou nesta quinta-feira 21 a revisão de todos os mais de 55 milhões de estrangeiros com vistos válidos no país, em busca de possíveis violações que possam resultar na revogação do visto ou na deportação.

Segundo o órgão, todos os portadores de visto estão sujeitos a uma “verificação contínua” para identificar indícios de inelegibilidade.

Segundo a Associated Press, a checagem busca indicadores como permanência fora do prazo do visto, atividade criminosa, ameaças à segurança pública, envolvimento em qualquer forma de atividade terrorista ou apoio a organizações terroristas. “Revisamos todas as informações disponíveis como parte de nossa verificação, incluindo registros policiais ou de imigração ou qualquer outra informação que venha à tona após a emissão do visto indicando uma potencial inelegibilidade”, disse o Departamento de Estado. As autoridades reconhecem que o processo é extenso e pode levar bastante tempo para ser concluído.

Desde janeiro, o governo de Donald Trump adotou medidas restritivas à imigração, incluindo deportações de migrantes em situação irregular e portadores de vistos de intercâmbio, como estudantes e visitantes. Na segunda-feira, mais de 6 mil vistos de estudantes internacionais foram cancelados por violações da lei e permanência irregular. A maioria dos casos envolveu agressão, direção sob efeito de álcool, roubo e “apoio ao terrorismo”.

O governo também suspendeu temporariamente entrevistas para vistos estudantis e, ao retomar os atendimentos em junho, passou a exigir que todos os candidatos tornassem públicas suas contas em redes sociais para verificação. Solicitantes de visto para viver ou trabalhar nos EUA também serão avaliados quanto a possíveis sinais de “antiamericanismo”.

Além disso, o custo de emissão do visto foi elevado para mais de R$ 2,3 mil.

Jornalista | Palestrante | Assessora de Comunicação | Consultora em Gestão de Crise de Comunicação | Apresentadora de rádio e televisão.

Faça Login ou Cadastre-se no site para comentar essa publicação.

0 Comentários