A iniciativa reforça o compromisso do Governo do Rio Grande do Norte com a valorização do serviço público

Post Images
Assessoria

O Governo do Estado dá um passo inédito na modernização da gestão pública ao adotar, pela primeira vez no âmbito do Poder Executivo estadual, o modelo de concursos públicos com banca unificada. A medida, inspirada no Concurso Nacional Unificado do Governo Federal, amplia a transparência, agiliza processos e garante economia de recursos públicos.

 

A homologação da banca responsável pela organização dos concursos do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RN), do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado (Ipern) e das Centrais de Abastecimento do RN (Ceasa) foi publicada na edição desta sexta-feira (6) do Diário Oficial do Estado. A instituição selecionada foi a Avalia – Instituto Avalia de Inovação em Avaliação e Seleção.

 

A condução do certame ficará sob responsabilidade da Secretaria de Estado da Administração (Sead), que atuará de forma articulada com os órgãos envolvidos. A centralização da contratação de uma única banca organizadora permitiu maior padronização dos procedimentos, mais eficiência administrativa e resultou em uma economia estimada de aproximadamente R$ 3 milhões aos cofres públicos, reafirmando o compromisso do Governo do RN com a boa gestão e o uso responsável dos recursos.

 

BENEFÍCIOS AOS CANDIDATOS

 

Além do impacto positivo para a administração pública, o modelo também traz benefícios diretos para os candidatos, que passam a contar com regras mais uniformes, maior previsibilidade e processos seletivos mais organizados. Com a homologação, a banca dará início aos trâmites administrativos necessários para a elaboração dos editais e definição dos cronogramas dos concursos, que deverão ser divulgados em breve.

 

Ao todo, os certames contemplam 175 vagas distribuídas entre os órgãos. No Detran/RN, serão ofertadas 80 vagas, além de cadastro de reserva, sendo 24 destinadas a cargos de nível superior, na função de Analista de Trânsito, e 56 para cargos de nível médio, na função de Assistente de Trânsito. Já o Ipern contará com 90 vagas, com 45 oportunidades para candidatos com formação superior em qualquer área, destinadas ao cargo de Assistente Técnico Previdenciário, e outras 45 para nível médio, para o cargo de Agente Administrativo Previdenciário. Quanto ao concurso da Ceasa, serão ofertadas cinco vagas para nível superior, destinadas ao cargo de Técnico em Abastecimento.

 

A iniciativa reforça o compromisso do Governo do Rio Grande do Norte com a valorização do serviço público, a ampliação do acesso ao emprego formal e a modernização dos processos de seleção, alinhando o Estado às melhores práticas adotadas no país.

Jornalista | Palestrante | Assessora de Comunicação | Consultora em Gestão de Crise de Comunicação | Apresentadora de rádio e televisão.

Faça Login ou Cadastre-se no site para comentar essa publicação.

0 Comentários