Shows serão gratuitos e distribuídos em polos diversos, incluindo a Arena das Dunas e a Avenida da Alegria, na Redinha

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Natal quer ocupar seu lugar entre os grandes destinos juninos do Nordeste em 2025, e para isso aposta em um São João robusto, gratuito e com forte apelo turístico. Com investimento estimado em R$ 7 milhões, o evento terá atrações nacionais, 40 arraiais apoiados pela Prefeitura e infraestrutura voltada à inclusão e à solidariedade. A secretária municipal de Cultura, Iracy Azevedo, afirma que a cidade já sente os reflexos econômicos da festa antes mesmo do início oficial da programação, marcada para este sábado na Redinha.

Segundo Iracy, os recursos já garantidos somam cerca de R$ 7 milhões, com R$ 900 mil de patrocínio privado, R$ 2 milhões repassados pelo Ministério do Turismo e R$ 4,1 milhões provenientes de emenda parlamentar destinada pelo prefeito Paulinho Freire (União) quando ainda era deputado federal. “É a primeira grande festa do São João de Natal com esse porte. E todo esse investimento tem como meta gerar ocupação, renda e consolidar Natal como um destino junino no mapa do turismo do Brasil”, afirmou a secretária, em entrevista à rádio Mix nesta quinta-feira 29.

Os shows serão gratuitos e distribuídos em polos diversos, incluindo a Arena das Dunas e a Avenida da Alegria, na Redinha. A abertura terá Capilé, Márcia Felipe e Bell Marques. Na Arena, nomes como Luan Santana, Alok, João Gomes, Raça Negra, Pabllo Vittar, Calcinha Preta e Belo vão dividir o palco com artistas locais. Serão cinco atrações por noite, sendo três de renome nacional. Todas as noites contarão com praça de alimentação, cenário decorado, segurança e áreas acessíveis.

Iracy destaca que o evento foi pensado com foco em inclusão. Todos os polos terão áreas para pessoas com deficiência, camarotes com acessibilidade e, no caso da Arena, uma sala de acolhimento sensorial com abafadores e profissionais capacitados. “Foi surpreendente ver que 30% das inscrições na área PCD foram de pessoas surdas. Isso emocionou a equipe e mostra o quanto esse público está ávido por participar”, afirmou.

O evento também está integrado ao programa Natal Sem Fome, que incentiva a doação de alimentos. “A entrada é gratuita, mas o público será convidado a colaborar com um quilo de alimento. É uma forma de retribuir e ajudar quem mais precisa. Se esse show fosse privado, custaria entre R$ 600 e R$ 900 por noite”, comparou Iracy.

O impacto do São João já é visível. A procura por imóveis na Redinha aumentou, os aluguéis para camarotes triplicaram e os terrenos na região da Avenida da Alegria estão mais valorizados. “Hoje, não há mais casa disponível para alugar nos fins de semana da festa”, disse.

Segundo Iracy, a festa movimenta mais de 30 atividades profissionais, desde os técnicos de som e luz até os carregadores, decoradores e seguranças. “Na hora que começamos a montar o evento, já estamos gerando emprego”, explicou.

A secretária informou ainda que a Prefeitura apoiará 40 arraiais em bairros diversos. “No passado, já tivemos até 260 arraiais. A ideia é que, com o fortalecimento da festa oficial, o entorno também cresça. E isso vai resgatar a tradição de Natal como cidade festeira, que ficou silenciosa no São João por muito tempo”, afirmou.

A Prefeitura estuda medir o retorno financeiro do evento em parceria com a Fecomércio, como forma de avaliar o impacto da economia criativa na cidade. “Esse retorno não é imediato, mas começa a ser sentido um mês, dois meses depois, com o crescimento na arrecadação de impostos.”

Fonte Agora RN

Jornalista | Palestrante | Assessora de Comunicação | Consultora em Gestão de Crise de Comunicação | Apresentadora de rádio e televisão.

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