Novo Complexo Marly Sarney vai reunir nova estrutura e ampliar suas atividades no bairro Nazaré

Post Images
reprodução

As populações em situação de vulnerabilidade social têm recebido atenção especial da Prefeitura do Natal. Além do pacote de programas de assistência social voltado à segurança alimentar, políticas municipais direcionadas à valorização da pessoa idosa também têm sido implementadas. É o caso da reestruturação do tradicional Centro de Convivência de Idosos Marly Sarney, que vai ganhar estrutura nova e ampliada para oferecer mais conforto e dignidade ao idoso.

A ordem de serviço para início da construção do novo complexo já foi assinada pelo prefeito Paulinho Freire. O equipamento situado no bairro Nossa Senhora de Nazaré, na Zona Oeste, foi demolido para receber o novo projeto. Além de uma estrutura física bem maior, o futuro centro terá novos serviços e atividades ofertados para que a rotina dos idosos atendidos seja mais ativa, funcional e prazerosa.

Aproximadamente 300 idosos atendidos pelo Centro, realocados no Centro Municipal de Referência em Educação (Cemure) durante o período da obra, receberão nova programação voltada à socialização e melhoria da qualidade de vida, ao bem-estar físico, mental e emocional: oficinas de memória e atenção, jogos de raciocínio (dama, dominó, bingo), rodas de conversa e debates e contação de histórias.

E ainda atividades culturais e recreativas, como ginástica e lazer na piscina, oficinas de artesanato (pintura, crochê, bordado, reciclagem, biscuit, teatro, canto coral e música), além de celebração de datas comemorativas (aniversários, festa junina, Natal) e também atividades externas, como passeios culturais e visitas guiadas.

Durante a solenidade de assinatura da ordem de serviço, o prefeito Paulinho Freire confirmou o compromisso da gestão em cuidar das pessoas e oferecer espaços que garantam qualidade de vida. “Nosso governo tem um propósito claro: trabalhar por todos, da criança ao idoso. Este novo centro será referência não apenas para Natal, mas para o Rio Grande do Norte. Queremos espaços como este multiplicados pela cidade, assegurando aos idosos ambientes seguros, acolhedores e que promovam saúde e bem-estar”, anunciou Paulinho.

O investimento total do município nessa requalificação é de R$ 1.7 milhão, recurso viabilizado por meio de emendas parlamentares destinadas pelo senador Rogério Marinho, pelo deputado estadual José Dias e pelo vereador Luciano Nascimento, além de contrapartida da própria Prefeitura.

O projeto é coordenado pela Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), com apoio técnico da Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla), responsável pelo projeto arquitetônico e pelo conjunto de peças técnicas.

A secretária da Semtas, Nina Souza, ressalta a dimensão estrutural e social do investimento, enfatizando que a requalificação do bairro será ainda maior com as obras complementares previstas. “Estamos construindo um verdadeiro complexo. Em breve, iniciaremos também o serviço da grande praça em frente à igreja (dos mártires, também em Nazaré), criando um conjunto de espaços de convivência que vai transformar a região. O novo Marly Sarney é um lugar de interação, acessível e adaptado inclusive para pessoas com deficiência, garantindo mais qualidade de vida para todos”, aponta Nina Souza.

O anúncio foi celebrado pelos usuários do centro. Emocionada, Edilene Campos, que frequenta o Marly Sarney há mais de 15 anos, destaca o benefício da nova estrutura para a comunidade idosa. Ela afirmou que o projeto do novo complexo representa uma grande conquista e reforça o sentimento de pertencimento ao equipamento, que faz parte de sua história e de sua rotina.

“Estou muito feliz. Frequento o Marly Sarney há mais de 15 anos e esse momento significa muito para mim. Poder voltar para cá, para um lugar maior, acolhedor e nosso, vai ser maravilhoso. Vamos interagir, reencontrar pessoas, aproveitar as atividades e nos divertir com nossos amigos. É uma conquista muito esperada”, celebra ela.

Obras no Centro Ivone Alves também em andamento

Desde meados de novembro, a Prefeitura também tem investido na obra de requalificação do prédio do Centro de Convivência da Pessoa Idosa Ivone Alves, situado no conjunto Nova Natal, na Zona Norte. O equipamento também atende cerca de 300 pessoas com mais de 60 anos e tem recebido serviços de limpeza, pintura, troca geral do piso e novo projeto para melhorar a acessibilidade do local.

O Centro Ivone Alves, também mantido pela Semtas, oferece atividades de ginástica, hidroginástica, dança, coral, atividades lúdicas, intervenções com as assistentes sociais, apoio psicossocial, rodas de conversa e atividades voltadas para o lazer e qualidade de vida dos usuários, sendo um espaço vital para a terceira idade na cidade, com serviços e estruturas revitalizadas pela gestão municipal.

Com obras como as que renovarão os centros Marly Sarney e Ivone Alves, a Prefeitura de Natal fortalece sua política de atenção ao envelhecimento ativo e prepara espaços mais modernos e acolhedores para que o público desses equipamentos continue se desenvolvendo, aprendendo e celebrando a vida em comunidade.

Jornalista | Palestrante | Assessora de Comunicação | Consultora em Gestão de Crise de Comunicação | Apresentadora de rádio e televisão.

Faça Login ou Cadastre-se no site para comentar essa publicação.

0 Comentários