Equipamentos do maior hospital público do RN estão sem funcionar pela terceira vez em dois meses

Post Images
Reprodução

Os tomógrafos do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal, ficaram sem funcionar pela terceira vez em menos de dois meses. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) nesta segunda-feira 10.

Segundo a pasta, um dos equipamentos apresentou falha e o outro está instalado em uma sala que passa por reforma, o que inutilizou o espaço temporariamente. As duas máquinas já haviam parado simultaneamente em setembro e outubro.

A Sesap informou que aguarda um posicionamento da empresa responsável pela manutenção para o conserto do tomógrafo quebrado. Sobre a obra na sala do segundo equipamento, a secretaria não apresentou prazo para conclusão.

De acordo com o órgão, há uma programação para a compra de um novo tomógrafo, mas sem previsão para a aquisição. Em outubro, o diretor do hospital, Geraldo Neto, afirmou que o equipamento mais moderno é necessário, mas depende de recursos. “O hospital aguardava o direcionamento de uma verba de cerca de R$ 2,5 milhões para a compra do novo equipamento”, disse.

Com os tomógrafos fora de operação, os pacientes estão sendo transferidos para outras unidades para realizar os exames. Casos de urgência e emergência têm sido encaminhados para o Hospital Deoclécio Marques, em Parnamirim, que conta com um tomógrafo e registrou fila nos corredores nos últimos dias.

Já os pacientes eletivos, com procedimentos agendados, são transferidos para o Hospital da Polícia Militar, Giselda Trigueiro, Onofre Lopes e para uma unidade privada conveniada ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Profissionais do Walfredo Gurgel também relataram dificuldades com o transporte dos pacientes. Segundo os funcionários, duas ambulâncias têm permanecido fixas no hospital devido ao aumento na demanda de deslocamentos, mas uma delas não está em condições adequadas de uso.

*com informações do g1 RN

 

Jornalista | Palestrante | Assessora de Comunicação | Consultora em Gestão de Crise de Comunicação | Apresentadora de rádio e televisão.

Faça Login ou Cadastre-se no site para comentar essa publicação.

0 Comentários