Zambelli foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão por envolvimento na invasão hacker ao sistema do CNJ

Post Images
Reprodução

A Justiça da Itália manteve nesta sexta-feira 1º a prisão da deputada licenciada Carla Zambelli (PL-SP), que está detida no presídio de Rebibbia, nos arredores de Roma. A decisão foi tomada após uma primeira análise do caso pelas autoridades italianas, em uma espécie de audiência de custódia. O Brasil solicita a extradição da parlamentar.

Zambelli foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão por envolvimento na invasão hacker ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ocorrida em janeiro de 2023. A condenação foi unânime pela Primeira Turma do STF e o processo transitou em julgado, sem possibilidade de novos recursos.

A parlamentar deixou o Brasil no final de maio, dias após a condenação. Segundo registros, ela passou pela Argentina e pelos Estados Unidos antes de se refugiar na Itália. Ela foi presa na última terça-feira 29, em Roma, por autoridades italianas. A deputada estava na lista de procurados da Interpol.

De acordo com a defesa, Zambelli se entregou espontaneamente. No entanto, os registros da movimentação policial indicam que houve um cerco ao prédio onde ela estava para impedir sua saída. Apesar disso, ela não resistiu à prisão.

O advogado Fábio Pagnozzi relatou que, no momento da prisão, Zambelli estava no apartamento pintando e lavando o cabelo. “Ela pegou seus remédios e foi levada para a delegacia”, afirmou.

O processo de extradição será analisado pela Corte de Apelação e pela Corte de Cassação italianas. Caso essas instâncias autorizem a extradição, a decisão final ficará a cargo do ministro da Justiça da Itália, que poderá avaliar o caso sob perspectiva política.

Além da condenação, o STF determinou a perda do mandato de Zambelli. A decisão ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, a partir de agosto.

*Com informações do g1

Jornalista | Palestrante | Assessora de Comunicação | Consultora em Gestão de Crise de Comunicação | Apresentadora de rádio e televisão.

Faça Login ou Cadastre-se no site para comentar essa publicação.

0 Comentários