Jornalista | Palestrante | Assessora de Comunicação | Consultora em Gestão de Crise de Comunicação | Apresentadora de rádio e televisão.
Entre outros pontos, gestora ressaltou avanço do Município na avaliação de desempenho das equipes de saúde
A prefeita de Parnamirim, Nilda Cruz (Solidariedade), realizou nesta terça-feira 3 a tradicional leitura da mensagem anual na Câmara Municipal. A cerimônia marca a abertura dos trabalhos legislativos no ano. Durante a apresentação, a prefeita fez um balanço das ações desenvolvidas em 2025 – primeiro ano de sua administração, com destaque para a área da saúde.
Segundo dados citados pela prefeita, o município registrou avanço na avaliação de desempenho das equipes de saúde, com elevação do índice de aprovação de 6,15% para 93,84%, conforme parâmetros do Ministério da Saúde.
Ainda de acordo com o balanço apresentado, a gestão informou a eliminação de filas de espera para fraldas geriátricas, kits glicêmicos e alguns procedimentos cirúrgicos. Na Atenção Especializada, foi registrada a incorporação do teto MAC, o que ampliou os recursos destinados ao setor em quase R$ 16 milhões por ano.
A prefeita também mencionou a requalificação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Nova Esperança. A unidade passou por renovação de equipamentos, ampliação do laboratório, manutenção do aparelho de raio-X e reposição de medicamentos e insumos, possibilitando a realização de mais de 30 tipos de exames.
“Todas essas melhorias impactaram positivamente a vida dos usuários; são mais de 10 mil atendimentos mensais. Hoje oferecemos dignidade, qualidade e tratamento humanizado”, afirmou.
Durante a mensagem, Nilda Cruz relembrou as condições encontradas no início da gestão. “Quando assumimos a gestão, em 1º de janeiro de 2025, encontramos desafios importantes: dívidas de mais de R$ 300 milhões, serviços essenciais fragilizados, obras paralisadas, filas reprimidas e uma administração que precisava ser reorganizada para voltar a servir bem à população; não escolhemos o caminho fácil, escolhemos o caminho certo”, declarou.
Na área da educação, a prefeita destacou ações voltadas à infraestrutura e à valorização dos profissionais da rede municipal. Segundo a Prefeitura, seis Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) foram reformados e inaugurados, vinte unidades passaram por manutenção, e houve reajuste e recomposição salarial dos professores.
Em relação aos serviços urbanos, a gestão informou estar executando um plano de recuperação e manutenção das lagoas de captação, além da revitalização de cemitérios públicos, melhorias na iluminação pública e instalação de chuveiros na orla.
O balanço anual também incluiu a retomada de obras e investimentos em espaços públicos, como as praças Cidade Verde e de Pium, além de intervenções em vias com pavimentação. Na área da segurança, a Prefeitura informou a incorporação de 57 novos guardas municipais e o reforço de ações como a Ronda Escolar e a Patrulha Maria da Penha. Segundo dados apresentados, Parnamirim alcançou o posto de cidade mais segura do Rio Grande do Norte e a terceira mais segura do Nordeste.
Ao final da leitura, a prefeita projetou a continuidade das ações nos próximos anos. “No primeiro ano trabalhamos muito. No segundo ano vamos trabalhar o dobro. E, a partir de agora, eu convoco toda nossa equipe a triplicar o esforço por Parnamirim; gratidão Parnamirim”, concluiu.
Faça Login ou Cadastre-se no site para comentar essa publicação.
0 Comentários