A proteção ao recém-nascido ocorre porque os anticorpos produzidos pela gestante são transferidos ao bebê pela placenta

Post Images
Assessoria

O Rio Grande do Norte recebeu nesta quarta-feira (3) o primeiro lote da vacina destinada à proteção de recém-nascidos contra o vírus sincicial respiratório (VSR), causador da bronquiolite. O imunizante é voltado para gestantes a partir da 28ª semana de gravidez e será aplicado em dose única.

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) informou que pouco mais de 10 mil doses foram enviadas pelo Ministério da Saúde e começam a ser distribuídas aos municípios potiguares na próxima semana. Segundo a pasta, não há limite de idade para que a gestante seja vacinada.

De acordo com a responsável técnica do Programa Estadual de Imunização, Laiane Graziela, a chegada do imunizante representa um avanço na proteção da população infantil. “É com muita alegria que recebemos essa nova vacina para incorporar ao Programa de Imunização. Nos próximos dias, os municípios já estarão aptos a iniciar a vacinação das gestantes”, destacou.

A proteção ao recém-nascido ocorre porque os anticorpos produzidos pela gestante são transferidos ao bebê pela placenta, oferecendo imunidade imediata nos primeiros meses de vida. A bronquiolite, principal complicação causada pelo VSR, é responsável por parte expressiva das internações pediátricas no estado — cerca de 30%, segundo a Sesap.

Dados da Vigilância em Saúde mostram que, até o início deste mês, o vírus sincicial respiratório foi responsável por 270 casos de síndrome respiratória aguda grave em crianças de 0 a 4 anos no RN, sendo 243 em menores de 2 anos. O estado também registrou três mortes relacionadas à doença nesse período.

Jornalista | Palestrante | Assessora de Comunicação | Consultora em Gestão de Crise de Comunicação | Apresentadora de rádio e televisão.

Faça Login ou Cadastre-se no site para comentar essa publicação.

0 Comentários