Jornalista | Palestrante | Assessora de Comunicação | Consultora em Gestão de Crise de Comunicação | Apresentadora de rádio e televisão.
"Realidade sensacional", diz secretária municipal de Cultura, Iracy Azevedo
“Finalizamos a primeira etapa do Carnaval de Natal, que foi uma realidade sensacional”. A avaliação é da secretária municipal de Cultura, Iracy Azevedo, ao fazer um balanço da programação que mobilizou os foliões nos polos oficiais da capital potiguar. Segundo ela, “o Carnaval de Natal consolidou-se em 2026 com a presença de mais de um milhão de pessoas em seus polos”, com destaque para a Avenida da Alegria, o Polo Nélio Dias e o Polo Ponta Negra.
A secretária ressaltou que a festa também impactou o turismo e a economia local. “Obrigada ao turista que foi para a festa comemorar o trade, que teve uma ocupação superior a 80%. Natal está vivendo uma grande festa com a geração de ocupação e renda, com o serviço de entrega de segurança e proteção ao folião, de qualidade e de respeito a quem vem para a capital, e principalmente ao nosso residente que comprou a ideia, aceitou e aderiu à nossa festa. Obrigado, Natal”, agradeceu. E ressaltou: “Mas a festa ainda continua”.
A programação oficial nos polos foi encerrada, mas o calendário segue com os desfiles das escolas de samba. “A partir de sexta-feira 20, começaremos o desfile das escolas de samba, o Grupo B na sexta e o Grupo A no sábado 21. No domingo, dia 22, na rota da Avenida da Alegria, teremos os rituais indígenas em comemoração ao retorno da competição desta categoria no Carnaval de 2027”, informou Iracy.
Na Redinha, a Avenida da Alegria ultrapassou meio milhão de pessoas ao longo dos quatro dias oficiais, além da prévia carnavalesca. O último dia reuniu mais de 80 mil foliões ao som de Cavaleiros do Forró, Xanddy Harmonia e Capilé. Moradores relataram organização e segurança.
“Foi muito bonito ver essas bandas passando aqui, vendo a animação do povo. Tudo muito organizado”, declarou João Francisco, morador da avenida há mais de 30 anos. A aposentada Sebastiana Matias afirmou: “Gostei muito. Me senti confortável e muito segura. Com certeza voltarei mais vezes com toda a minha família”.
A secretária municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Samara Trigueiro, avaliou que não houve registros de ocorrências graves nos polos. “Na Avenida da Alegria e em nenhum dos outros polos tivemos registro de ocorrência grave, como roubo, tentativa de homicídio ou feminicídio. A gente considera, em razão da quantidade de público presente, um sucesso absoluto”, afirmou. A operação contou com Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, além de segurança privada.
No Polo Ponta Negra, a programação começou na quinta 13 e seguiu por cinco dias consecutivos na orla. Cerca de 70 mil pessoas acompanharam a última noite, com shows de Sueldo Soares, Raça Negra, Carlinhos Brown e Mari Fernandez. “Tivemos uma ocupação muito expressiva da orla, com participação de moradores, turistas e artistas locais. A proposta foi garantir uma programação aberta, organizada e acessível, valorizando a cultura e permitindo que as pessoas vivenciassem o Carnaval em um espaço simbólico da cidade”, disse Iracy.
Já no Polo Nélio Dias, mais de 60 mil pessoas participaram do encerramento, que contou com apresentações de Aduilio Mendes, Mari Fernandez, Michele Andrade e JN Explode. Ao longo dos quatro dias, 16 bandas passaram pelo espaço. “Eu acho que o Carnaval de Natal está consolidado como um grande evento. O Polo Nélio Dias se consolidou, assim como o da Redinha e de Ponta Negra”, afirmou a secretária de Cultura.
A mobilidade foi reforçada com seis linhas especiais do Transporte Folião, totalizando 572 viagens e capacidade para transportar 5.500 passageiros. A novidade foi o Expresso Nélio Dias, que conectou a Avenida da Alegria ao ginásio a cada 15 minutos e transportou 3.081 passageiros nos três primeiros dias.
Faça Login ou Cadastre-se no site para comentar essa publicação.
0 Comentários