Jornalista | Palestrante | Assessora de Comunicação | Consultora em Gestão de Crise de Comunicação | Apresentadora de rádio e televisão.
Hemonorte é responsável por suprir 100% da demanda dos leitos públicos do Estado, além de complementar a demanda das instituições privadas
O Hemonorte realiza, até a próxima sexta-feira 28, uma nova campanha para estimular doações de sangue. A programação integra a Semana Nacional do Doador de Sangue, que é realizada em todo o País. No Rio Grande do Norte, está prevista uma programação especial com o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância da doação regular.
O momento atual é crítico: o banco de sangue do Rio Grande do Norte opera hoje com menos de 300 bolsas — quantidade suficiente para apenas dois dias de atendimento.
Segundo Ivana Vilar, diretora de Hemoterapia do Hemonorte, o momento exige mobilização coletiva: “A gente fica tipo matando um leão por dia. Mas estamos bem esperançosos. Com certeza, a gente vai contar com a solidariedade de todos os doadores para aumentar esse estoque”, afirmou ela em entrevista à TV Agora RN nesta terça-feira 25.
Durante esta semana, o Hemonorte preparou uma programação especial para acolher e agradecer os voluntários. Haverá café da manhã especial, cuidados pessoais e momentos de lanche. A iniciativa inclui ainda ações culturais e parcerias com profissionais de saúde e estética. “É a maneira que a gente encontra de reconhecer a importância desse doador”, explicou Ivana.
O Hemonorte é responsável por suprir 100% da demanda dos leitos públicos do Estado, além de complementar a demanda das instituições privadas. A hemorrede estadual inclui também unidades em Mossoró, Caicó, Pau dos Ferros e Currais Novos, mas a sede em Natal permanece como eixo principal do abastecimento.
Além de salvar até quatro vidas, a doação de sangue permite o acesso a benefícios como dispensa do trabalho no dia da doação e meia-entrada em eventos, além da isenção em concursos públicos. “Mas é importante que se entenda que a doação tem que ser voluntária e altruísta, e não por ter algo em troca”.
Como doar
A capital conta hoje com dois locais de coleta. A principal é a Sede do Hemonorte, na Avenida Alexandrino de Alencar, no Tirol, perto do Parque das Dunas. O funcionamento é de segunda a sábado, 7h às 18h. Mas há também a possibilidade de doar no posto do Partage Norte Shopping, de segunda a sexta, das 8h às 17h, com intervalo para almoço.
Além dos pontos fixos, o Hemonorte também mantém ações itinerantes e dispõe da chamada Van Solidária, que facilita o deslocamento de grupos. “A partir de sete pessoas, a gente já consegue fazer com que a van vá buscar esse grupo para fazer a doação no Hemonorte e depois a van leva de volta”, disse.
Um novo ônibus de coleta será incorporado em breve, retomando campanhas externas que estavam suspensas desde a pandemia de Covid-19.
Quem pode doar?
A diretora do Hemonorte explica que doar sangue é um processo simples e seguro. Para realizar a doação, o voluntário deve: ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam de autorização dos responsáveis), estar em boas condições de saúde, apresentar documento oficial com foto, estar bem alimentado, ter dormido bem na noite anterior, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas e não estar com sintomas gripais ou infecciosos.
Ela faz questão de desfazer um mito comum: “Para exame laboratorial, tem que ser em jejum. Então, as pessoas acham que, para doar, tem que ser em jejum, mas é o contrário. A pessoa precisa estar bem alimentada”.
A doação não traz riscos ao doador. “Esse volume que é doado rapidamente se repõe. É apenas 450 ml. E essa única doação pode se transformar em até quatro hemocomponentes, então vai salvar mais de uma vida”, detalhou Ivana Vilar. Ela detalha que a triagem clínica garante a segurança do procedimento: “Jamais a gente vai permitir que ele doe se ele não estiver em condições de doar”.
O doador regular é fundamental para a estabilidade dos estoques. Homens podem doar até 4 vezes ao ano (intervalo de 2 a 3 meses). Já as mulheres podem fazer até 3 doações ao ano (intervalo de 3 a 4 meses). Já a doação de plaquetas pode ser feita mensalmente.
Mitos sobre doação
No Hemonorte, a triagem para doação de sangue segue normas do Ministério da Saúde. Sobre tatuagens, Ivana esclarece “pode doar sim, mas tem que respeitar um intervalo que pode ser de seis meses até um ano”, a depender do estúdio onde a tatuagem foi feita.
Em relação a orientação sexual, ela derruba preconceitos: “Relacionamentos homoafetivos são considerados iguais aos héteros. Não existe diferença”. O critério é o comportamento sexual seguro: “Ele precisa ter um único parceiro nesse período… não pode ter múltiplos parceiros”. E reforçou a importância da sinceridade: “Isso é extremamente importante para garantir a segurança transfusional”.
Do início ao fim, o tempo médio total é de 90 minutos. “Não passa de 10 minutos ali na sala de coleta, mas existe todo um processo que envolve a doação que a gente estima que seja em torno de 90 minutos”. O processo inclui cadastro, pré-triagem, entrevista clínica, coleta e lanche final.
Como doar sangue no RN
Requisitos para doar:
Estar em boas condições de saúde
Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 acompanhados do responsável)
Pesar mais de 50 kg
Apresentar documento oficial com foto
Estar bem alimentado (não pode estar em jejum)
Ter dormido bem na noite anterior
Não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação
Estar sem febre, sintomas gripais ou viroses
Tatuagem: pode doar após 6 meses (se feita em estúdio regularizado) ou após 1 ano (se não houver comprovação)
Pessoas com relações sexuais: permitido, desde que haja comportamento sexual seguro e um único parceiro nos últimos 12 meses
Onde doar em Natal:
Hemonorte – Sede (Tirol)
Avenida Alexandrino de Alencar, próximo ao Parque das Dunas
Segunda a sábado, das 7h às 18h (sem intervalo)
Partage Norte Shopping – Posto de coleta
Zona Norte de Natal
Segunda a sexta, das 8h às 17h (com pequeno intervalo de almoço)
Agendamento:
Pelo site hemonorte.com.br ou pelo telefone 3232-6733, reduzindo o tempo de espera. Mas é possível comparecer sem agendamento, indo diretamente a um dos pontos de coleta.
Transporte para grupos:
O Hemonorte disponibiliza a Van Solidária, que busca grupos de 7 ou mais pessoas em empresas, instituições, igrejas ou bairros e leva até o local de doação.
Faça Login ou Cadastre-se no site para comentar essa publicação.
0 Comentários