Estratégia começa com a estabilização do país após a captura de Maduro, depois passa pela supervisão da recuperação econômica

Post Images
reprodução

Os Estados Unidos têm um plano de três etapas para a Venezuela, anunciou o secretário de Estado, Marco Rubio, nesta quarta-feira 7. A estratégia começa com a estabilização do país após a captura de Nicolás Maduro, depois passa pela supervisão da recuperação econômica e, por fim, um processo de transição.

“Não queremos que isso descambe para o caos”, disse o chefe da diplomacia americana em um encontro com senadores sobre a estratégia do governo de Donald Trump para o país latino-americano.

Rubio afirmou que o país “não está improvisando” e que os planos estão traçados. Segundo ele, a segunda fase, chamada de recuperação, visa “garantir que empresas americanas, ocidentais e de outros países tenham acesso ao mercado venezuelano de forma justa”.

Ao mesmo tempo, completou, será iniciado um processo que ele chama de “reconciliação nacional” dentro do país, com anistia e libertação de opositores do regime e o retorno de exilados.

“E então a terceira fase, naturalmente, será a de transição.”

A porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, afirmou nesta quarta-feira 7 que as decisões tomadas pelo novo governo venezuelano serão “ditadas” pelos Estados Unidos. “Obviamente, neste momento temos influência máxima sobre as autoridades interinas da Venezuela”, declarou ela em uma conversa com jornalistas.

“Portanto, continuamos mantendo estreita coordenação com as autoridades interinas, e suas decisões continuarão sendo ditadas pelos Estados Unidos”, acrescentou.

 

Jornalista | Palestrante | Assessora de Comunicação | Consultora em Gestão de Crise de Comunicação | Apresentadora de rádio e televisão.

Faça Login ou Cadastre-se no site para comentar essa publicação.

0 Comentários