Presidente da entidade no Estado reforça que não há motivo para pânico no RN, mas recomenda atenção a detalhes na embalagem e consumo apenas em bares de confiança

Post Images
Foto: José Aldenir / Agora RN

Casos recentes de intoxicação por metanol em São Paulo, com internações graves e pelo menos uma morte confirmada, acenderam o alerta em todo o país. Apesar da gravidade da situação, o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) no Rio Grande do Norte, Thiago Haddad, garante que não há motivo para pânico no Estado. “O único caso que se tem notícia de morte pelo metanol foi registrado em São Paulo. Há alguns casos que ainda estão sendo averiguados. É uma situação isolada”, afirmou.

Segundo Haddad, até o momento não há registros confirmados no RN. Ele explicou que a entidade tem acompanhado de perto os números. “Tem uma suspeita agora em Pernambuco. É tranquilizar a população. Todas as entidades da Abrasel em todos os estados do nosso País estão acompanhando as notícias, acompanhando todas as secretarias de saúde. E a gente tem a certeza de que isso não deve ser uma coisa de proporções nacionais”, disse, em entrevista ao AGORA RN.

O presidente destacou que a falsificação de bebidas é um problema antigo, mas que agora voltou ao debate devido à gravidade dos casos de intoxicação por metanol. “Foi desmantelada uma fábrica de falsificação em São Paulo. Isso já é uma boa notícia. O poder público realmente agora está agindo com mais energia. Mas a falsificação é uma coisa que já existe sempre. Existe um estudo, inclusive da USP, que fala que um em cada três litros de bebida tem falsificação”, ressaltou. Segundo Thiago Haddad, os tipos de bebidas mais falsificadas atualmente são whisky, gim e vodca.

Para reduzir riscos, a Abrasel iniciou uma série de treinamentos voltados a bares e restaurantes de todo o país. “Há um treinamento nacional desde a última segunda-feira com vários horários para donos de bares e restaurantes. Muitos dos nossos bares já fizeram, restaurantes estão fazendo. A gente tem agenda até esta sexta-feira 3 com as aulas ministradas pela Associação Brasileira de Bebidas Destiladas”, explicou Haddad.

Fonte: Agora rN

Jornalista | Palestrante | Assessora de Comunicação | Consultora em Gestão de Crise de Comunicação | Apresentadora de rádio e televisão.

Faça Login ou Cadastre-se no site para comentar essa publicação.

0 Comentários