Jornalista | Palestrante | Assessora de Comunicação | Consultora em Gestão de Crise de Comunicação | Apresentadora de rádio e televisão.
Operação integrada mobiliza mais de 100 servidores, com apoio social, drenagem emergencial e isenção de IPTU à comunidade na Zona Norte
A atuação integrada da Prefeitura do Natal, mobilizada em função do transbordo da lagoa no loteamento Jardim Primavera, na Zona Norte, chegou a mais de uma semana garantindo proteção social, restabelecimento de infraestrutura urbana e direitos às famílias atingidas. A operação concentrada no Centro de Atendimento e Acolhida instalado na Escola Municipal José Frazão de Andrade, mobilizou mais de 100 profissionais e recursos financeiros exclusivos do Município, mostrando o compromisso da Gestão de Crise montada pela Prefeitura com o atendimento célere, humanizado e abrangente à população em situação de vulnerabilidade.
No período da operação, mais de 170 famílias foram alcançadas diretamente, com assistência levada às próprias residências, fortalecendo o cuidado e promovendo inclusão social. O volume de atendimentos expressa a dimensão da resposta: foram prestadas cerca de 10 mil orientações, servidas 12 mil refeições, entre lanches, almoços e jantares, e registradas 884 pessoas no sistema de assistência social do município.
O prefeito Paulinho Freire destaca o caráter fortalecido da resposta municipal, com a mobilização de todas as secretarias e seus servidores. “A integração entre as equipes foi fundamental para minimizar os impactos e garantir assistência rápida e eficaz às famílias. Atuamos com responsabilidade, planejamento e, sobretudo, dedicação e sensibilidade social no acolhimento das vítimas”, define o prefeito.
A Semtas coordenou uma série de serviços essenciais para assegurar documentação, acesso a benefícios e reorganização da vida cotidiana. Foram realizados 179 agendamentos para emissão de RG, 60 atendimentos relacionados ao Cadastro Único e à pessoa idosa, 20 encaminhamentos para aluguel social e 40 mudanças logísticas, possibilitando a retirada de famílias de áreas de risco e o transporte de pertences.
A segurança alimentar foi outro eixo central da atuação, com a distribuição de mais 12 mil refeições, incluindo café da manhã, almoço e jantar. Superada a fase inicial de acolhimento concentrado, a Prefeitura iniciou, na quinta-feira passada 19, uma nova etapa de trabalho no próprio território. Nesta sexta 20, também teve mais uma entrega de cestas básicas às famílias, chegando a mais de 700 kits de alimentos distribuídos desde o início da força-tarefa da Prefeitura.
As equipes passaram a percorrer as ruas do Jardim Primavera realizando visitas domiciliares às famílias afetadas pelo transbordo da lagoa. Durante as visitas, foram distribuídos 123 kits de limpeza para auxiliar na higienização das residências atingidas e no processo de reorganização dos lares.
Coordenada pela Semtas, essa fase marca a consolidação das medidas adotadas durante a emergência, com foco no acompanhamento individualizado e no encaminhamento adequado aos serviços da rede socioassistencial. “Estamos garantindo que o trabalho continue dentro das casas, ouvindo cada família e realizando os encaminhamentos adequados. Nosso compromisso é assegurar que quem foi afetado receba o suporte necessário, com responsabilidade e presença constante do poder público”, explica a secretária Nina Souza, titular da Semtas.
Secretarias municipais levam suas ações para reduzir impactos
Acionadas pelo prefeito Paulinho Freire, a Semtas e todas as secretarias do Município destinaram ações e recursos para socorrer a população do Jardim Primavera.
No campo da infraestrutura, as intervenções emergenciais foram determinantes para a redução dos impactos. A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) realizou a drenagem de aproximadamente 105 milhões de litros de água da lagoa, contribuindo para a normalização gradual da situação e a prevenção de novos alagamentos.
fonte Agora RN
Faça Login ou Cadastre-se no site para comentar essa publicação.
0 Comentários