Jornalista | Palestrante | Assessora de Comunicação | Consultora em Gestão de Crise de Comunicação | Apresentadora de rádio e televisão.
Competição reúne atletas amputados de todo o Nordeste no Joan Futebol Center; Sadef-RN estreia nesta sexta 25 contra o Piauí

A paixão pelo futebol rompe barreiras e ganha novos significados na Copa Norte/Nordeste de Futebol de Amputados, que acontece de sexta 25 a domingo 27, no Complexo Joan Futebol Center, no bairro das Quintas, em Natal. O evento reúne oito equipes da região, com destaque para a equipe potiguar Sociedade Amigos do Deficiente Físico (Sadef-RN), que busca repetir o feito de 2016 e conquistar o título jogando em casa.
“A modalidade é um exemplo de que as pessoas com deficiência, dentro de suas limitações, são capazes de muitas coisas que outras pessoas julgam impossíveis, inclusive jogar bola. O futebol de amputados é uma aula de inclusão e superação”, afirma Dário Gomes, presidente da Sadef.
No Grupo A, a Sadef encara os times do Piauí, Vitória/BA e Pernambuco. Já o Grupo B é formado por Aadfep/PI, Adesul/CE, Amapá e Bahia — esta última, atual campeã da Copa. “Estamos com um grupo reformulado, renovado, mas pronto para brigar por mais um título. Jogando em casa somos fortes”, destaca o técnico Sandro França.
Jogos da Sadef na primeira fase:
Sexta 25, 7h30 – Sadef-RN x Piauí
Sexta 25, 17h – Sadef-RN x Vitória/BA
Sábado 26, 10h30 – Sadef-RN x Pernambuco
O torneio é organizado pela Sadef, em parceria com a Confederação Brasileira de Futebol para Amputados (CBFA) e o Complexo Joan Futebol Center, com apoio da Caern, RN+, Governo do Estado, Prefeitura de Natal, vereador Tércio Tinoco (União) e diversas instituições e empresas locais.
O que é o futebol de amputados?
A modalidade é disputada em campos society, com dimensões mínimas de 60m x 38m, e conta com sete jogadores por equipe: um goleiro amputado ou deficiente de um dos braços, e seis atletas de linha amputados ou com deficiência em uma das pernas.
Entre as regras específicas estão: proibição de tocar a bola com a perna ou braço amputado, ou com as muletas; cobrança de lateral com os pés; partidas divididas em dois tempos de 25 minutos, com 10 minutos de intervalo; e substituições ilimitadas e com retorno permitido, exceto para goleiros, que precisam de pausa no cronômetro.
Faça Login ou Cadastre-se no site para comentar essa publicação.
0 Comentários