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Evento reuniu 938,5 mil pessoas ao longo do mês de junho e movimentou quase R$ 190 milhões

Quase 96% do público que participou do São João de Natal deste ano pretende voltar à festa em 2026. É o que revela uma pesquisa divulgada pelo Instituto Fecomércio RN (IFC RN) nesta quinta-feira 17, que também aponta que o evento reuniu 938,5 mil pessoas ao longo do mês de junho, sendo 64,4% moradores de Natal e 35,6% turistas e demais visitantes.
Neste ano, o evento movimentou R$ 188,6 milhões na economia local. Em 2023, o total havia sido de R$ 34,4 milhões. Entre os visitantes, o gasto médio diário chegou a R$ 272,24, enquanto os residentes desembolsaram, em média, R$ 161,57 por dia. A renda média mensal dos entrevistados ficou em R$ 5.161,20. A maioria dos participantes foi atraída pelas festas gratuitas e programação. A nota média geral foi de 9,29 e quase 96% do público ouvido diz que pretende voltar ao evento em 2026. Ao todo, foram entrevistadas 705 pessoas de diferentes faixas etárias, origens e hábitos de consumo.
Para os empreendedores do setor de comércio e de serviços, o impacto registrado foi expressivo. Entre os empresários entrevistados, 76,6% avaliaram positivamente os efeitos dos festejos juninos nos negócios. O faturamento médio diário registrado durante o período foi de R$ 3.718,47, valor 46,6% superior ao apurado em 2023. Ao todo, foram entrevistados 220 empreendedores formais e informais dos segmentos de comércio e serviços.
Além disso, 36% dos entrevistados afirmaram que precisaram contratar funcionários extras para dar conta da demanda, índice que no ano passado era de 22,1%. Para se preparar, 80,6% ampliaram seus estoques e 36,9% contrataram funcionários. Segundo o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, os números comprovam o peso do evento para o desenvolvimento econômico e a valorização da cultura local. “O São João de Natal reafirma sua força como tradição que une pessoas”, pontuou.
“Cidade vestiu a camisa do São João”, celebra Paulinho Freire
O prefeito Paulinho Freire (União) celebrou os resultados do São João de 2025 e afirmou que a festa já se consolidou como o “maior São João de capital do Brasil”. Durante apresentação do balanço do evento, o gestor destacou a participação popular, o caráter inclusivo e a ausência de ocorrências graves, além de defender maior planejamento e participação do setor privado nas próximas edições.
“O São João repercutiu não só aqui, repercutiu em todo o Brasil. Recebemos ligações de todo o país, parabenizando o sucesso do São João de Natal”, afirmou Paulinho. Segundo ele, a visibilidade nacional é resultado do esforço conjunto de várias secretarias municipais e da organização da Prefeitura. “A cidade vestiu a camisa do São João. Isso aumentou o comércio dos bairros também”.
Entre os pontos positivos ressaltados pelo prefeito, estão a segurança do evento, o acolhimento às pessoas com deficiência e o apoio aos comerciantes locais. “A segurança do evento foi espetacular, quase um milhão de pessoas e você não viu nenhuma intercorrência grave. O São João foi altamente inclusivo, com área PCD e estrutura para todos participarem”, disse.
Paulinho também afirmou que a estrutura da festa permitiu que pequenos comércios e conveniências nos bairros populares tivessem um aumento expressivo nas vendas. “Teve comerciante que nunca vendeu tanto. Nós demos a chance da participação popular, das pessoas verem grandes shows, de graça, e com a liberdade de levar sua família e seu cooler”.
O prefeito comentou o ceticismo inicial sobre a viabilidade do evento, comparando Natal a tradicionais polos juninos do Nordeste. “Muita gente dizia que não ia dar certo, porque já tinha Mossoró, já tinha Campina Grande. E hoje eu não tenho dúvida de dizer que o São João de Natal já é o maior São João de capital do Brasil”, declarou.
Apesar do curto tempo para organizar a edição deste ano, o prefeito adiantou que a próxima terá maior planejamento e visibilidade prévia, com o objetivo de atrair mais turistas. “A gente precisa de um tempo maior para planejar, para aumentar ainda mais o número de turistas”.
Outro foco para o próximo ano será ampliar a parceria com a iniciativa privada. Segundo Paulinho, o investimento inicial da Prefeitura em 2025 serviu como vitrine. “Nós fizemos o investimento para que o setor privado pudesse conhecer e ver o potencial do São João de Natal. Agora, nós vamos organizar melhor, montar a iniciativa privada para patrocinar, porque hoje nós temos o que mostrar”.
Fonte: Agora RN
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