Jornalista | Palestrante | Assessora de Comunicação | Consultora em Gestão de Crise de Comunicação | Apresentadora de rádio e televisão.
Medida foi motivada por contaminação, ausência de registros e irregularidades na fabricação dos produtos, que oferecem riscos à saúde

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a proibição e o recolhimento de diversos produtos alimentícios e suplementos, após constatar riscos à saúde pública e irregularidades nas práticas de produção. Entre os itens afetados estão cafés da marca Câmara, suplementos da Axis Nutrition e o Whey Isomix Definition, da marca Proteus.
As decisões, publicadas recentemente, envolvem proibição da comercialização, fabricação, propaganda, distribuição e uso dos produtos, com medidas de apreensão em todo o território nacional.
Café com origem desconhecida e fragmentos semelhantes a vidro
De acordo com a Anvisa, todos os lotes do café torrado e moído extraforte e do café tradicional da marca Câmara devem ser retirados de circulação. A decisão foi motivada por uma portaria da Subsecretaria de Vigilância e Atenção Primária à Saúde do Estado do Rio de Janeiro, que identificou origem desconhecida e fabricante irregular na embalagem.
Um laudo do Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels, também no Rio de Janeiro, identificou fragmentos de corpo estranho semelhantes a vidro no lote 160229, reforçando a gravidade da situação.
“Todas as unidades e lotes do café estão proibidos”, afirmou a agência em nota.
Suplementos da Axis Nutrition também são suspensos
A Anvisa também suspendeu a produção e venda de todos os alimentos e suplementos fabricados pela Axis Nutrition Indústria e Comércio de Alimentos Ltda., após uma inspeção sanitária realizada entre os dias 15 e 17 de setembro identificar falhas graves nas boas práticas de fabricação.
Entre as irregularidades encontradas estão:
- Ausência de responsável técnico habilitado;
- Falhas no controle de qualidade da água utilizada;
- Falta de registros das operações de produção;
- Fluxo cruzado de fabricação;
- Ausência de rastreabilidade de matérias-primas e produtos;
- Falhas nos critérios de seleção de insumos;
- Inexistência de estudos de estabilidade dos produtos acabados.
Suplemento Whey Isomix Definition também foi proibido
Em outra medida, a agência determinou a apreensão de todos os lotes do suplemento Whey Isomix Definition, da marca Proteus, produzido pela empresa Nutrimix A. Suplementos SLU.
A medida foi adotada após a Unlimited Alimentos e Suplementos SLU Ltda., verdadeira responsável pelo produto, informar que a fabricação foi interrompida desde o início de 2024 e que não tem qualquer vínculo com a empresa Nutrimix A., cujo nome consta em algumas embalagens ainda encontradas no mercado.
Faça Login ou Cadastre-se no site para comentar essa publicação.
0 Comentários