Jornalista | Palestrante | Assessora de Comunicação | Consultora em Gestão de Crise de Comunicação | Apresentadora de rádio e televisão.
Cidade ficou em 15º lugar entre as capitais brasileiras no Índice de Progresso Social 2025, com nota 65,63

Natal subiu duas posições no ranking nacional do Índice de Progresso Social (IPS Brasil 2025) e agora ocupa o 15º lugar entre as capitais brasileiras, com nota 65,63. No Nordeste, é a 4ª capital com melhor avaliação, atrás de João Pessoa (67,00), Teresina (65,76) e Aracaju (65,73).
Foram analisados 5.557 municípios. No recorte dos 1.794 municípios nordestinos, Natal aparece em 8º lugar. No contexto estadual, é o 3º município do Rio Grande do Norte com melhor desempenho.
Segundo o prefeito Paulinho Freire, o resultado é consequência de ações implementadas pela administração municipal. “Esse avanço reforça que estamos no caminho certo. Natal tem se estruturado com responsabilidade e planejamento. Estamos investindo em setores fundamentais como educação, saúde, segurança, cultura, inclusão social e turismo. Nosso compromisso é continuar trabalhando para avançarmos ainda mais”, afirmou.
A capital potiguar teve desempenho elevado em indicadores como densidade de telefonia móvel, acesso a ações e programas de Direitos Humanos, presença de mulheres com Ensino Superior no mercado de trabalho e acesso à cultura, esporte e lazer. A cidade também obteve nota de 75,05 em acesso à Educação Superior, 67,27 em qualidade do meio ambiente e 53,13 em direitos individuais.
O estudo classificou como “forte” o desempenho de Natal na dimensão Oportunidades, com nota 57,82. Já as dimensões Necessidades Humanas Básicas (73,64) e Fundamentos do Bem-Estar (65,43) foram avaliadas como “relativamente neutras”.
O IPS é produzido em parceria entre o Imazon, Fundação Avina, iniciativa Amazônia 2030, Anattá, Centro de Empreendedorismo da Amazônia e Social Progress Imperative. Os dados utilizados no levantamento são extraídos de fontes oficiais como IBGE, DataSUS, Inep, Sisvan, CNJ e Mapbiomas.
Fonte: Agora RN
Faça Login ou Cadastre-se no site para comentar essa publicação.
0 Comentários