Atualmente, há 130 licenças concedidas pela Prefeitura, mas apenas 86 veículos estão circulando

Post Images
Foto: José Aldenir

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) de Natal está convocando permissionários do transporte alternativo para regularizarem sua situação. A ação foi batizada de “Rodar Legal Não é Opcional”. De acordo com a STTU, o foco da medida é garantir a legalidade e a segurança do serviço, com vistorias obrigatórias para todos os permissionários.

Atualmente, há 130 licenças concedidas pela Prefeitura, mas apenas 86 veículos estão circulando, principalmente na Zona Norte da cidade.

Segundo o secretário adjunto da STTU, Saulo Spinelly, a ação busca enfrentar um problema histórico no sistema. “Esse é um grande gargalo que a gente vai sanar agora. Quem tem permissão e não roda ou quem está com a permissão vencida [precisa se adequar]”, afirmou o secretário, em entrevista à TV Tropical.

A partir da verificação documental e da vistoria dos veículos, os permissionários que estiverem irregulares terão 60 dias para se regularizar. Caso contrário, perderão a licença.

Os critérios para manutenção da permissão envolvem desde a idade do veículo até a presença de equipamentos de segurança e o estado dos pneus. Além disso, o motorista precisa comprovar capacitação, como cursos de primeiros socorros e atendimento ao usuário. “Isso é verificado na licença, na vistoria. Quem não cumpre os requisitos vai precisar se adequar”, ressaltou Spinelly.

As vistorias devem ser agendadas exclusivamente por meio do aplicativo Natal Digital. O atendimento presencial sem agendamento prévio não será permitido. Os atendimentos ocorrerão nos dias 27 e 28 de junho, e 4 e 5 de julho, sempre das 8h às 14h. O local exato será informado no momento do agendamento.

O secretário adjunto adiantou que, após o processo de regularização do transporte alternativo, a ação será estendida a outras categorias.

“A ideia do projeto é tornar o trânsito seguro e organizado. Para isso, a informação de ter todas as categorias com vistorias em dia é o primeiro passo disso. O outro passo é ir à rua e fiscalizar”, explicou.
A STTU também pretende ampliar a iniciativa para os táxis e iniciar discussões sobre a regulamentação do transporte por aplicativo, como Uber e 99.

Fonte: 98 fm 

Jornalista | Palestrante | Assessora de Comunicação | Consultora em Gestão de Crise de Comunicação | Apresentadora de rádio e televisão.

Faça Login ou Cadastre-se no site para comentar essa publicação.

0 Comentários