Jornalista | Palestrante | Assessora de Comunicação | Consultora em Gestão de Crise de Comunicação | Apresentadora de rádio e televisão.
Com o imbróglio, a direção nacional decidiu desfazer a comissão provisória do partido no RN e definir uma nova composição

O ex-vereador de Natal Milklei Leite deixou a presidência do Partido Verde no Rio Grande do Norte (PV-RN). Ele estava no cargo havia quatro anos e tinha acabado de ser reeleito para seguir à frente da legenda. Em nota publicada nas redes sociais, ele afirmou que deixou o comando do partido após ser aceitar uma proposta de acordo oferecida pela direção nacional.
O PV vinha enfrentando uma crise interna nos últimos meses. A bancada do partido na Assembleia Legislativa, formada pelos deputados Eudiane Macedo, Hermano Morais e Vivaldo Costa, questionava a legitimidade da reeleição de Milklei Leite como dirigente. Uma denúncia foi protocolada por Hermano Morais na direção nacional sobre supostas irregularidades no processo eleitoral.
Com o imbróglio, a direção nacional decidiu desfazer a comissão provisória e definir uma nova composição no RN. O acordo consistiu na nomeação do ambientalista Rivaldo Fernandes como novo presidente, tendo Milklei, Eudiane, Hermano e Vivaldo como vice-presidentes estaduais. Apesar de ter havido eleição, por se tratar de comissão provisória, a direção nacional pode desmanchar a direção local. Rivaldo é atualmente superintendente do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no RN. Ele era presidente do PV antes de Milklei.
De acordo com Milklei, a nova composição da direção do PV vai permanecer até março de 2026 – podendo ser prorrogada ou não.
O PV tem uma federação com o PT e o PCdoB. Em 2022, o grupo elegeu seis deputados, dos quais três foram do PV: Hermano Morais, Eudiane Macedo e George Soares. Com a renúncia de George para assumir uma vaga de conselheiro no Tribunal de Contas do Estado (TCE), a vaga ficou com Vivaldo Costa, também do PV.
Em uma publicação nas redes sociais, o agora vice-presidente do PV disse que vai passar a se dedicar à sua pré-candidatura a deputado estadual nas eleições de 2026. Ele também fez um balanço de sua gestão à frente do PV, destacando o desempenho obtido pela legenda nas eleições de 2022 e 2024 – quando ele foi candidato a vice-prefeito de Natal na chapa de Natália Bonavides (PT). A chapa foi derrotada no 2º turno para Paulinho Freire (União).
“Em 2024, demonstramos nossa força e visão estratégica ao abrir mão de uma candidatura própria para vereador em Natal, colocando-nos à disposição para ocupar a vice-prefeitura, o que gerou grande visibilidade para o partido. No cenário político estadual, elegemos 36 vereadores, um feito que nos posicionou como o quarto estado do Brasil com o maior número de vereadores eleitos pelo PV. Dentre esses, destaco a eleição de 10 mulheres, um número que nos orgulha imensamente e nos coloca como o estado com o maior número de mulheres eleitas pelo partido em todo o País”, escreveu Milklei Leite.
O novo presidente do PV, Rivaldo Fernandes, enalteceu o “gesto” de Milklei de ter deixado o comando do partido em nome da pacificação interna. De acordo com ele, o PV seguirá “sem traumas”. O AGORA RN não conseguiu contato com Eudiane Macedo e Hermano Morais.
Faça Login ou Cadastre-se no site para comentar essa publicação.
0 Comentários