Jornalista | Palestrante | Assessora de Comunicação | Consultora em Gestão de Crise de Comunicação | Apresentadora de rádio e televisão.
Presidentes se reuniram em Kuala Lumpur durante cúpula da Asean e conversaram sobre tarifas, relações bilaterais e cooperação regional
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, desejou feliz aniversário ao presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, que completa 80 anos nesta segunda-feira 27. Os dois se reuniram no domingo 26, em Kuala Lumpur, capital da Malásia, durante a 47ª reunião de cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean). Foi o primeiro encontro presencial agendado entre os líderes, que conversaram por quase uma hora.
A bordo do Air Force One, a caminho do Japão, Trump afirmou que teve uma “boa reunião com Lula”. Ele também comentou o aniversário do presidente brasileiro. “E feliz aniversário. Quero desejar feliz aniversário ao presidente, ok? Hoje é o aniversário dele. Ele é um cara muito vigoroso, na verdade, e foi muito impressionante, mas hoje é o aniversário dele, então feliz aniversário”, disse o americano.
O líder dos Estados Unidos afirmou ainda não ter certeza sobre avanços nas negociações entre os dois países. “Não sei se algo vai acontecer, mas veremos”, declarou.
A reunião entre os presidentes foi articulada ao longo de semanas por representantes dos governos de ambos os países, após um breve encontro entre eles durante a Assembleia Geral da ONU, em Nova York, em setembro.
Recentemente, os Estados Unidos impuseram tarifas de 50% sobre produtos brasileiros, em retaliação à condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro. Lula comentou as medidas e disse que foram “incorretas”, mas afirmou estar disposto a discutir o tema e colaborar com os Estados Unidos em questões regionais.
“Eu disse a ele que era extremamente importante levar em conta a experiência do Brasil como o maior país da América do Sul, como o país economicamente mais importante, que tem quase toda a América do Sul como vizinha”, afirmou Lula.
Durante o encontro, Trump disse que os países devem buscar um acordo positivo para os dois lados.
Faça Login ou Cadastre-se no site para comentar essa publicação.
0 Comentários