Senador Rodrigo Paz, de centro-direita e filho do ex-presidente Jaime Paz Zamora, liderou o primeiro turno com 32% dos votos

Post Images
Reprodução

Dois candidatos de direita disputarão o segundo turno das eleições presidenciais na Bolívia, marcando o fim de 20 anos de domínio da esquerda no país.

O senador Rodrigo Paz, de centro-direita e filho do ex-presidente Jaime Paz Zamora, liderou o primeiro turno com 32% dos votos. Em segundo lugar ficou o ex-presidente Jorge “Tuto” Quiroga, da direita conservadora, com 26%. O milionário Samuel Doria Medina, apontado como favorito nas pesquisas até uma semana atrás, ficou em terceiro lugar, com 20%, e declarou apoio a Rodrigo Paz.

Rodrigo Paz afirmou que o resultado reflete a vontade dos bolivianos de mudar o sistema político do país. A Bolívia enfrenta grave crise econômica, com inflação anual de cerca de 25%, falta de combustíveis e escassez de dólares. O país ainda lida com a influência política de Evo Morales, ex-presidente indígena que governou entre 2006 e 2019. Impedido de concorrer, Morales defendeu o voto nulo, alegando que o pleito não era legítimo.

O atual presidente, Luis Arce, eleito em 2020 pelo partido de Morales, o Movimento ao Socialismo, rompeu com o ex-líder. Até o momento, o governo brasileiro não se manifestou sobre a guinada à direita na Bolívia, país com o qual o Brasil compartilha a maior fronteira internacional, de mais de 3.423 km, atravessando áreas como o Pantanal e a Amazônia.

 

Jornalista | Palestrante | Assessora de Comunicação | Consultora em Gestão de Crise de Comunicação | Apresentadora de rádio e televisão.

Faça Login ou Cadastre-se no site para comentar essa publicação.

0 Comentários