Jornalista | Palestrante | Assessora de Comunicação | Consultora em Gestão de Crise de Comunicação | Apresentadora de rádio e televisão.
A Pesquisa Mensal de Serviços acompanha o comportamento conjuntural dos principais segmentos empresariais não financeiros do setor de serviços
O volume de serviços do Rio Grande do Norte registrou retração de 0,3% em novembro de 2025 na comparação com outubro, com ajuste sazonal, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta terça-feira, 13, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A receita nominal do setor também recuou no mês, em 0,2%. Foi o segundo resultado negativo consecutivo para a atividade no Estado, após a queda de 1,2% observada em outubro.
Apesar do desempenho mais fraco no agregado dos serviços, as atividades turísticas potiguares apresentaram estabilidade em volume no mês (0,0%), ao mesmo tempo em que registraram crescimento de 1,2% na receita nominal. Na comparação com novembro de 2024, o turismo do Rio Grande do Norte avançou 4,2% em volume, com aumento mais expressivo de 10,2% no faturamento.
No cenário nacional, o índice de atividades turísticas teve alta de 0,2% em novembro frente a outubro, marcando o quarto resultado positivo consecutivo. No período, o segmento acumulou ganho de 2,4%. Com esse desempenho, o turismo brasileiro está 13,0% acima do nível de fevereiro de 2020, antes da pandemia, embora ainda 0,8% abaixo do pico da série histórica, alcançado em dezembro de 2024.
Segundo o gerente da Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE, Rodrigo Lobo, o resultado indica uma recomposição após perdas recentes. “Esse resultado faz o turismo se recuperar da perda de 2,3% observada entre maio e julho. Em novembro, como o resultado foi muito próximo da estabilidade, não tivemos movimentos muito expressivos, mas podemos dizer que as receitas dos restaurantes tiveram um ligeiro predomínio sobre o recuo observado no transporte aéreo de passageiros”, afirmou.
Acumulado do ano e em 12 meses
No acumulado de janeiro a novembro de 2025, o volume de serviços no Rio Grande do Norte cresceu 3,5% em relação ao mesmo período de 2024, acompanhado por uma expansão de 8,9% na receita nominal. Já no acumulado dos últimos 12 meses, o avanço foi de 4,2% em volume e de 9,6% em receita, o que colocou o Estado na quinta posição do ranking nacional de melhor desempenho do indicador.
As atividades turísticas também apresentaram resultados positivos nos recortes mais longos. No acumulado do ano, o crescimento foi de 3,5% em volume e 8,9% em receita. Em 12 meses, o avanço alcançou 4,2% no volume de atividades e 9,6% no faturamento nominal.
A Pesquisa Mensal de Serviços acompanha o comportamento conjuntural dos principais segmentos empresariais não financeiros do setor de serviços no país, excluídas as áreas de saúde e educação, complementando a visão estrutural fornecida pela Pesquisa Anual de Serviços (PAS). Os resultados completos podem ser consultados no Sistema IBGE de Recuperação Automática (Sidra). A próxima divulgação da PMS, com dados de dezembro de 2025, está prevista para 12 de fevereiro.
Agora RN
Faça Login ou Cadastre-se no site para comentar essa publicação.
0 Comentários