Unidade em Caicó vai dobrar as vagas de Medicina e fortalecer o SUS na região de 25 municípios

Post Images
Reprodução

 

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) assinou, nesta quarta-feira (19), o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para viabilização do Hospital Universitário do Seridó, no município de Caicó, Rio Grande do Norte (RN). O acordo foi celebrado com o Ministério da Educação, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e o Governo do estado.

A cerimônia, realizada na Escola Multicampi de Ciências Médicas, consolida a implantação do mais novo hospital universitário do estado. Três das 45 unidades de saúde administradas pela Ebserh atualmente estão no Rio Grande do Norte: o Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol), a Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC) e o Hospital Universitário Ana Bezerra (Huab). 

Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, a assinatura do acordo de cooperação técnica dá início à implantação do Hospital Universitário, sendo um marco para o desenvolvimento regional e para a melhoria da saúde pública. “Além de garantir a formação de profissionais de saúde altamente capacitados, o Hospital Universitário será uma unidade integrada ao SUS, atendendo toda a população e fortalecendo a rede pública de saúde”, disse. Já o presidente da Ebserh, Arthur Chioro, resgatou os amplos esforços conjuntos de negociação e estudos neste último ano para definição do melhor projeto de HU para a região.

“Definimos ter um hospital de 181 leitos, sendo 158 de internação, ou seja, de grande porte, para atendimento adulto e pediátrico, clínico e cirúrgico, de alta complexidade e com um potente setor de apoio diagnóstico, além de um centro de pesquisa clínica articulado com a rede das universidades públicas”
Arthur Chioro, presidente da Ebserh

O reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, destacou que “a experiência da Ebserh vai ser fundamental para que tenhamos um equipamento robusto, com qualidade de ensino e inovação”. Comprometeu-se a disponibilizar um equipamento de ressonância magnética para a policlínica já nos próximos dias. E anunciou que, quando o hospital entrar em funcionamento, a Universidade vai dobrar as vagas de Medicina, de 50 para 100.

A governadora do RN, Fátima Bezerra, passou às mãos do ministro Camilo e do reitor Daniel, uma cópia do projeto de lei que transfere e doa para a Universidade a área em que será erguido o Hospital Universitário do Seridó. “Esse projeto se encontra na Assembleia Legislativa e nós pedimos regime de urgência urgentíssima. Sabemos o que significa ganhar um equipamento dessa magnitude. Todos estamos de mãos dadas para fazer esse sonho virar realidade”, declarou a governadora.

Também estiveram presentes na solenidade a secretária de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer do RN, Socorro Batista; a secretária de Educação Básica do Ministério da Educação, Kátia Schweikardt; a presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, Fernanda Pacobahyba; o prefeito de Caicó, Judas Tadeu Alves dos Santos; o diretor da Escola Multicampi de Ciências Médicas do Campus da UFRN, George Dantas; o presidente do Centro Acadêmico de Medicina, José Roery da Silva Peres, prefeitos de municípios da região; além de parlamentares e autoridades regionais.

Sobre a Ebserh 
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação. 

Por Paulina Oliveira, com edição de Danielle Campos 
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh

 

Jornalista | Palestrante | Assessora de Comunicação | Consultora em Gestão de Crise de Comunicação | Apresentadora de rádio e televisão.

Faça Login ou Cadastre-se no site para comentar essa publicação.

0 Comentários