Jornalista | Palestrante | Assessora de Comunicação | Consultora em Gestão de Crise de Comunicação | Apresentadora de rádio e televisão.
Huol, MEJC e Huab realizaram, juntos, 1.078 exames, 96 cirurgias e 71 consultas, no dia 13 de dezembro
Mais de 54 mil consultas foram realizadas em todo o País no último fim de semana dentro de um mutirão nacional. Foram realizados cirurgias, exames e procedimentos especializados. Desse montante, o Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol-UFRN), a Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC-UFRN) e o Hospital Universitário Ana Bezerra (Huab-UFRN) realizaram, juntos, 1.078 exames, 96 cirurgias e 71 consultas, no dia 13 de dezembro.
Maria de Fátima Siqueira, que veio da cidade de Macau para ser atendida no Huol, realizou uma cirurgia para retirada de pedra na vesícula. O problema foi detectado em 2013. “Eu acredito que nenhum outro país tenha um atendimento público como o nosso. Então, parabéns ao SUS”, disse a paciente.
O Huol realizou 181 exames e 53 cirurgias. De acordo com a superintendente do hospital, Eliane Pereira, o mutirão buscou reduzir filas, fornecer à população mais atendimento e treinar especialistas. Já a MEJC realizou 30 exames de mamografia, 15 ultrassonografias mamárias e 15 ultrassonografias transvaginais. Em Santa Cruz, o Huab realizou 71 consultas, 837 exames e 43 cirurgias.
O mutirão significou o fim de uma longa espera para centenas de pacientes. Jaciara da Silva Camilo, que viajou da cidade de Barcelona para ser atendida no Huab, realizou uma cirurgia de histerectomia que aguardava há quatro anos. “Fui uma das contempladas para fazer a minha tão esperada cirurgia e acabar com todo esse sofrimento. Quero deixar o meu ‘muito obrigada’ a essas pessoas”, relatou a paciente.
Faça Login ou Cadastre-se no site para comentar essa publicação.
0 Comentários