Ação nacional coordenada pelo Inmetro inspecionou bombas de combustíveis, medição de GNV e qualidade do ARLA 32 em todo o país

Post Images
reprodução

Entre os dias 15 e 19 de setembro, o Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (IPEM/RN) participou da Operação Abastecimento Seguro, promovida nacionalmente pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). A fiscalização teve como objetivo garantir a segurança e a conformidade dos instrumentos utilizados em postos de combustíveis, com foco na proteção do consumidor.

Durante o período, 74 itens foram inspecionados no RN, incluindo bombas medidoras de combustíveis, sistemas de medição de Gás Natural Veicular (GNV), medidas materializadas de volume e o ARLA 32, componente automotivo utilizado na redução de emissões de poluentes. O estado registrou apenas uma irregularidade, relacionada ao sistema de desligamento automático de um bico de combustível. O estabelecimento foi notificado e tem um prazo de 30 dias para regularizar a situação.

Em âmbito nacional, a operação verificou 17.987 instrumentos e produtos, sendo 2.398 bombas de combustíveis, com 503 irregularidades detectadas, o que representa um índice de 20,98%. Já no sistema de medição de GNV, 120 equipamentos foram vistoriados, com índice de inconformidade de 6,84% nas regiões Nordeste e Sudeste.

A fiscalização também incluiu a verificação de 8.706 amostras de ARLA 32, das quais apenas 0,08% apresentaram não conformidade — um percentual considerado bastante baixo, segundo o Inmetro.

Nordeste liderou o ranking de irregularidades, com 34,47%, seguido pelo Sul, com 27,25%. A operação foi planejada e executada conforme as particularidades de cada estado, com apoio técnico e logístico dos órgãos delegados do Inmetro.

Para o presidente do Inmetro, Márcio André Oliveira Brito, a operação reforça a missão da instituição de zelar pela integridade das medições e a segurança dos consumidores. “A Operação Abastecimento Seguro evidencia a importância do trabalho do Inmetro. Diversos produtos e instrumentos foram verificados com foco na proteção do consumidor e na segurança da sociedade. O Inmetro seguirá atuando para assegurar a conformidade dos produtos por meio de fiscalizações.”

No Rio Grande do Norte, o IPEM/RN atua como órgão delegado do Inmetro e está vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedec/RN). Além de garantir padrões de medição, o instituto também recebe denúncias da população, que podem ser feitas via WhatsApp (84) 99802-0364 ou pelo e-mail da ouvidoria.

Caso o consumidor desconfie de alguma irregularidade durante o abastecimento, também é possível acionar a ouvidoria do Inmetro nacionalmente pelo telefone 0800 285 1818 (ligação gratuita de fixo) ou registrar um incidente no Sinmac – Sistema de Monitoramento de Acidentes de Consumo.

Jornalista | Palestrante | Assessora de Comunicação | Consultora em Gestão de Crise de Comunicação | Apresentadora de rádio e televisão.

Faça Login ou Cadastre-se no site para comentar essa publicação.

0 Comentários