Jornalista | Palestrante | Assessora de Comunicação | Consultora em Gestão de Crise de Comunicação | Apresentadora de rádio e televisão.
Barcos iniciaram cortejo no Rio Potengi por volta das 3h30 desta sexta-feira 21, seguido de missa na Pedra do Rosário
Ainda na madrugada desta sexta-feira 21, barcos iniciaram a tradicional procissão fluvial pelas águas do Rio Potengi, em Natal, na abertura do Dia de Nossa Senhora da Apresentação, padroeira da capital potiguar e feriado municipal. A festa começou em 11 de novembro.
As atividades da data começaram à meia-noite, com uma salva e uma vigília. A procissão teve início por volta das 3h30 e foi concluída com uma missa na Pedra do Rosário. A tradição remete à história de pescadores que encontraram a imagem da santa em 1753. Outra missa foi celebrada por volta das 7h30 na Matriz de Nossa Senhora da Apresentação, a antiga Catedral.
Segundo a Arquidiocese de Natal, a devoção teve início após o encontro de uma imagem no Rio Potengi. Na manhã de 21 de novembro de 1753, pescadores localizaram na margem direita do rio, próximo à Igreja do Rosário, um caixote encalhado em uma pedra. Dentro dele estava a imagem da mãe de Jesus com um menino no colo.
O vigário da paróquia, Pe. Manoel Correia Gomes Pressurroso, conduziu a imagem para a Matriz e reconheceu que se tratava de um ícone de Nossa Senhora do Rosário. Como 21 de novembro é o dia da apresentação de Maria no Templo, a imagem passou a ser chamada de Nossa Senhora da Apresentação.
A tradição oral também relata que o caixote trazia a inscrição: “No ponto onde der este caixão não haverá nenhum perigo”.
Agora RN
Faça Login ou Cadastre-se no site para comentar essa publicação.
0 Comentários