Vereador confirma pré-candidatura a deputado estadual

Post Images
Foto: José Aldenir/Agora RN

O vereador de Natal Daniel Valença (PT) afirmou nesta quinta-feira 11 que “é impossível” para o PT formalizar “qualquer aliança” para 2026 que inclua o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União). O parlamentar indicou que, por causa disso, o afastamento entre o PT e a senadora Zenaide Maia (PSD), aliada de Allyson, está praticamente selado.

“Zenaide vota com nosso governo no plano nacional, e isso é importante. Mas não dá para estar com o PT e com Allyson ao mesmo tempo”, afirmou Daniel, em entrevista à TV Agora RN.

Eleita em 2018 com apoio do PT, Zenaide é vice-líder do Governo Lula no Senado. Apesar disso, no Rio Grande do Norte, ela tem se distanciado do partido. Na semana passada, a senadora declarou apoio a uma possível candidatura de Allyson Bezerra ao Governo do Estado. “Com certeza”, respondeu, ao ser perguntada na TV TCM se a parceria política com o prefeito se estenderia ao apoio em uma eventual disputa estadual.

“As políticas da gestão de Mossoró são muito distintas do que defendemos: há assédio contra servidores, perseguição e ausência de fortalecimento das políticas públicas”, afirmou Valença, ao explicar por que rechaça aproximação com o prefeito de Mossoró em 2026.

Diante do afastamento de Zenaide, Daniel Valença admite a necessidade de construir a segunda vaga ao Senado na chapa. O primeiro nome será o da governadora Fátima Bezerra (PT). “Cada pessoa vai votar duas vezes para o Senado. Vamos construir democraticamente o segundo nome, respeitando as outras forças e a democracia interna do partido”, destacou, sem antecipar possíveis nomes de sua preferência.

Durante a entrevista, ele também defendeu a pré-candidatura do secretário de Fazenda, Cadu Xavier (PT), ao Governo do Estado. “Ele organizou as contas do governo e planejou para médio prazo. É quem mais compreende o governo por dentro e sabe como fazer para avançar nos próximos quatro anos”, declarou.

O vereador também comenta as dúvidas no MDB sobre 2026, após o ex-governador e ex-senador Garibaldi Filho ventilar a possibilidade de seu filho, o atual vice-governador, Walter Alves, reconsiderar a disputa ao governo. Ele lembrou, ainda, que Garibaldi já declarou apoio a Cadu para o próximo ano, durante uma agenda que contou com a presença da ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, em Natal.

“O senador Garibaldi anunciou, em atividade com a presidente Gleisi, que o MDB vai eleger Cadu para o governo. Eu não sabia dessa informação e ficamos muito felizes. Queremos construir um arco democrático e popular que compreende a importância do governo Lula e do governo Fátima para um resultado positivo em 2026.”

Vereador confirma pré-candidatura a deputado estadual

Durante a entrevista, Daniel Valença confirmou que é pré-candidato a deputado estadual nas eleições de 2026, numa dobradinha com a deputada federal Natália Bonavides. Ele afirmou que a decisão é fruto de uma construção coletiva dentro do partido e que sua candidatura estará vinculada ao projeto eleitoral do PT no Estado.

“Não há um projeto pessoal do vereador Daniel Valença, mas sem dúvida alguma que o nosso grupo dentro do PT, do qual faz parte a Natália e muitos, dezenas de militantes fundamentais para a luta política aqui na cidade, amadureceu a ideia de eu ser candidato a deputado estadual”, enfatizou. 
 

Agora RN

Jornalista | Palestrante | Assessora de Comunicação | Consultora em Gestão de Crise de Comunicação | Apresentadora de rádio e televisão.

Faça Login ou Cadastre-se no site para comentar essa publicação.

0 Comentários