Fornecimento no RN afetou 425 mil clientes

Post Images
Reprodução

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) afirmou nesta terça-feira 14 que vai mandar técnicos ao Paraná para investigar a origem do apagão que atingiu todos os estados do País e o DF na madrugada de segunda para terça-feira.

A agência foi informada pelo ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) de que a causa provável da interrupção foi um incêndio na subestação Bateias (PR).
O sistema voltou ao normal às 1h30 no Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste e por volta das 2h30 na região Sul, segundo o operador.

No Rio Grande do Norte, a Neoenergia Cosern confirmou que houve impacto no fornecimento e informou, em nota, que o desligamento foi registrado às 0h31, afetando 26 subestações e interrompendo o fornecimento de energia para cerca de 425 mil clientes (26% do total).

“O serviço começou a ser restabelecido em menos de quatro minutos e foi 99% concluído às 1h da madrugada”, afirmou a companhia.

Em entrevista à EBC, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, frisou que foi um “problema elétrico” pontual, ocorrido em uma estação de grande porte e que o desligamento não ocorreu por “falta de energia”. “É um problema na infraestrutura que transmite a energia”, detalhou Silveira.

“O sistema perdendo uma subestação desse volume de energia (500kV), ele corta programadamente um percentual em cada estado mais próximo e em alguns outros estados, onde é necessário se fazer uma reprogramação da carga. Assim foi feito, nós imediatamente fomos acionados”, explicou Silveira.

Jornalista | Palestrante | Assessora de Comunicação | Consultora em Gestão de Crise de Comunicação | Apresentadora de rádio e televisão.

Faça Login ou Cadastre-se no site para comentar essa publicação.

0 Comentários