Jornalista | Palestrante | Assessora de Comunicação | Consultora em Gestão de Crise de Comunicação | Apresentadora de rádio e televisão.
Projeto aprovado cria indenizações e incentivos para agentes comunitários de saúde e de combate às endemias

A Câmara Municipal de Natalaprovou nesta quinta-feira 4 uma série de projetos encaminhados pelo Executivo e pelos parlamentares. O principal destaque da sessão foi a votação em regime de urgência do Projeto de Lei Complementar nº 11/2025, que cria o Programa de Valorização dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias.
O presidente da Câmara, vereador Eriko Jácome (PP), ressaltou a importância do programa e destacou a parceria com a categoria. “Estivemos lado a lado com o sindicato em todo esse processo. A Câmara cumpre seu papel de diálogo e escuta, garantindo que as reivindicações dos agentes fossem contempladas. Essa aprovação simboliza o compromisso da Casa com a valorização de quem cuida diretamente da saúde da população”, afirmou.
O líder da bancada governista, vereador Aldo Clemente (PSDB), afirmou que a aprovação da iniciativa representa um cuidado do Legislativo com os servidores. “O projeto cria indenização de fardamento, de proteção solar, transporte, incentivo financeiro adicional e o uso de equipamento pessoal. É um cuidado desta Casa com quem trata diretamente da saúde da população”, declarou.
Para o presidente do Sindicato dos Agentes de Saúde do RN (Sindas/RN), Cosmo Mariz, a medida atende a reivindicações históricas da categoria. Ele destacou que a proposta corrige a tabela salarial a partir do piso nacional e amplia benefícios. “É um verdadeiro pacote de investimentos para os agentes”, resumiu.
Também de interesse do funcionalismo público, os vereadores aprovaram em segunda discussão o projeto que atualiza o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos dos profissionais da área de saúde e regulamenta gratificações específicas.
Além desses, foram aprovadas propostas relacionadas à assistência social, como a reorganização do Conselho Municipal de Assistência Social e a concessão de benefícios no âmbito da política municipal de assistência social. Também houve alterações na Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2025 e autorização de crédito especial para a Secretaria de Concessões, Parcerias, Empreendedorismo e Inovações. Na área da educação, passou o projeto que institui campanha permanente de prevenção ao abuso infantil e à violência sexual nas escolas públicas.
Faça Login ou Cadastre-se no site para comentar essa publicação.
0 Comentários