Jornalista | Palestrante | Assessora de Comunicação | Consultora em Gestão de Crise de Comunicação | Apresentadora de rádio e televisão.
400 selecionados voluntários iniciaram o curso que irá prepará-los para atuarem na sala de aula

Aprovado pelos vereadores da Câmara Municipal de Mossoró (CMM), o Projeto Incluir entrou nesta semana na fase de capacitação dos auxiliares de sala. A primeira formação continua ocorre até 4 de julho. Nesta segunda-feira 30, a Câmara esteve presente acompanhando o início da capacitação.
O Projeto Incluir tem como objetivo fortalecer a inclusão escolar e ampliar o suporte a crianças e adolescentes com deficiência e Transtorno do Espectro Autista (TEA) matriculadas na rede municipal de ensino. Instituído por lei, o projeto foi votado e aprovado pelos vereadores em 2 de abril, data em que é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo.
400 selecionados voluntários iniciaram o curso que irá prepará-los para atuarem na sala de aula, auxiliando os alunos e dando suporte aos professores.
O vereador Thiago Marques (Solidariedade), presidente da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, e o vereador Petras Vinícius (PSD), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da Mulher, da Criança, do Adolescente e do Idoso, acompanharam de perto o primeiro dia de formação. As atividades foram realizadas no Teatro Municipal Dix-Huit Rosado e na Escola Municipal Maurício de Oliveira.
“Ver essa formação começando é muito significante para mim. A gente sabe o quanto as famílias lutam diariamente por inclusão e por apoio para seus filhos. O Projeto Incluir representa atenção e acolhimento. E é nosso dever, como Câmara, garantir que ele aconteça com todo o cuidado que nossas crianças merecem”, declarou Petras Vinicius.
“Essa capacitação é essencial para que os auxiliares estejam preparados para lidar com as necessidades de cada aluno. Tenho acompanhado todas as fases do Projeto Incluir. Nosso gabinete está sempre de portas abertas para ouvir os pais e toda a comunidade escolar”, frisou Thiago Marques.
O Programa Incluir faz parte do programa “Mossoró Cidade Educação”. Segundo o secretário de Educação, Leonardo Dantas, este é o primeiro programa no Rio Grande do Norte e, possivelmente, o único no Brasil voltado para garantir a inclusão, de fato, dentro da sala de aula. “O Programa Incluir está dando hoje o seu maior passo. Estamos iniciando aqui a formação de 400 voluntários que passarão por um curso de 40 horas, manhã e tarde, durante toda essa semana. Todos os participantes receberão certificados, aliás, é obrigatório apresentar o certificado de conclusão da formação para que possam ir para as salas de aula”, destacou Leonardo.
Fonte: Agora RN
Faça Login ou Cadastre-se no site para comentar essa publicação.
0 Comentários