Reunião foi solicitada pela Colômbia e ocorre nesta segunda-feira 5, em Nova York

Post Images
Reprodução

O Conselho de Segurança das Nações Unidas se reúne na manhã desta segunda-feira 5 para discutir a operação dos Estados Unidos que capturou o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e a esposa dele, Cilia Flores. O encontro está marcado para as 10h no horário local, em Nova York, o que corresponde a 12h no horário de Brasília.

A solicitação da reunião foi apresentada pela Colômbia, país governado por Gustavo Petro, que tem acumulado embates com o presidente norte-americano, Donald Trump. O Brasil participará do encontro, mas não terá direito a voto.

A captura ocorreu após uma operação militar realizada no sábado 3, quando os Estados Unidos atacaram diversas regiões da Venezuela. Durante a ação, o presidente norte-americano, Donald Trump, capturou Nicolás Maduro e a esposa dele, Cilia Flores.

Maduro passou a ser o principal alvo das ameaças de Trump. O presidente da Venezuela é apontado como chefe do Cartel de los Soles, grupo recentemente classificado pelos Estados Unidos como organização terrorista internacional.

Pelas regras da Organização das Nações Unidas, além dos membros permanentes do Conselho de Segurança — China, França, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos —, a Somália, que preside o colegiado no mês de janeiro, também tem direito a voto. A Colômbia ocupa atualmente a representação da América do Sul no conselho.

 


 

Jornalista | Palestrante | Assessora de Comunicação | Consultora em Gestão de Crise de Comunicação | Apresentadora de rádio e televisão.

Faça Login ou Cadastre-se no site para comentar essa publicação.

0 Comentários