Pedidos poderão ser feitos entre 17 e 21 de novembro por candidatos afetados por problemas de saúde ou falhas logísticas

Post Images
Reprodução

 

Os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 que não compareceram ao primeiro dia de provas, realizado em 9 de novembro, poderão participar da reaplicação das provas nos dias 16 e 17 de dezembro. O procedimento é válido para quem teve problemas de saúde ou enfrentou dificuldades logísticas no dia da aplicação.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), será necessário solicitar a reaplicação na Página do Participante, entre os dias 17 e 21 de novembro, utilizando login e senha do sistema.

Entre os casos aceitos para reaplicação estão erros na aplicação, falta de energia elétrica no local de prova, enchentes e outros desastres naturais. Também têm direito os participantes com doenças infectocontagiosas, como tuberculose, coqueluche, difteria, meningite, varíola, Mpox, influenza humana A e B, poliomielite, sarampo, rubéola, varicela e covid-19.

Nos casos de problemas de saúde, será obrigatório anexar documentos comprobatórios, como exames e atestados médicos. Já nas situações logísticas, o Inep fará a verificação das condições do local de prova em que o candidato estava inscrito.

O Inep orienta que os participantes que tiveram problemas logísticos compareçam normalmente ao segundo domingo de provas, no dia 17 de novembro, e façam a reaplicação apenas da primeira etapa, em dezembro. Já os candidatos com problemas de saúde devem aguardar a recuperação e, se o pedido for aceito, farão as duas etapas do Enem nos dias 16 e 17 de dezembro.

Candidatos que passaram mal durante a prova e deixaram o local antes das 15h30 não poderão solicitar a reaplicação. Nesse caso, a eliminação do exame é automática, conforme as regras do Inep.

 

Jornalista | Palestrante | Assessora de Comunicação | Consultora em Gestão de Crise de Comunicação | Apresentadora de rádio e televisão.

Faça Login ou Cadastre-se no site para comentar essa publicação.

0 Comentários