Jornalista | Palestrante | Assessora de Comunicação | Consultora em Gestão de Crise de Comunicação | Apresentadora de rádio e televisão.
Deputado federal substitui o ex-deputado Márcio Macêdo, que estava no cargo desde janeiro de 2023

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta segunda-feira 20 o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) como novo ministro da Secretaria-Geral da Presidência. A decisão foi comunicada durante reunião no Palácio do Planalto, que durou cerca de 1h30, e substitui o ex-deputado Márcio Macêdo (PT-SE), no cargo desde janeiro de 2023.
A Secretaria-Geral é um dos cinco ministérios que funcionam no Palácio do Planalto, o que facilita o acesso direto ao presidente. Após o anúncio, Lula publicou uma foto ao lado de Boulos e Macêdo.
A escolha ocorre em meio à movimentação do governo para reforçar a relação com movimentos sociais e já repercute no cenário eleitoral de 2026. Ao assumir o ministério, Boulos poderá desistir da reeleição como deputado federal. Pela legislação eleitoral, ministros que pretendem disputar eleições em 2026 precisarão deixar seus cargos até março daquele ano.
Quem é Guilherme Boulos
Com 42 anos, Guilherme Boulos é uma das principais lideranças do PSOL. Paulistano, formado em Filosofia e mestre em Psiquiatria, é professor e psicanalista. Ele construiu a trajetória pública no Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), do qual se tornou uma das principais lideranças, com pautas relacionadas à reforma urbana e ao acesso à moradia.
Boulos foi candidato à Presidência da República em 2018 e disputou a prefeitura de São Paulo em 2020 e 2024. Em 2022, foi eleito deputado federal mais votado do estado de São Paulo, com 1 milhão de votos.
Faça Login ou Cadastre-se no site para comentar essa publicação.
0 Comentários