Jovem vestiu uniforme do Exército Alemão da Segunda Guerra e fez saudação nazista durante evento realizado no sábado 10

Post Images
Reprodução

Segundo o jornal O POVO, o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) instaurou procedimento extrajudicial para apurar um episódio ocorrido durante uma festa de formaturarealizada no sábado 10, em Mossoró. Um adolescente compareceu ao evento vestindo trajes do Exército Alemão da Segunda Guerra Mundial, durante o período da Alemanha de Adolf Hitler, e realizou gestos nazistas.

Imagens que circulam nas redes sociais mostram o jovem fazendo a saudação nazista, conhecida como “Heil Hitler”, gesto associado ao Partido Nazista e utilizado como símbolo de lealdade e culto à personalidade de Adolf Hitler. O convidado usava uniforme da Wehrmacht, as Forças Armadas da Alemanha no período da Segunda Guerra Mundial.

A festa celebrou a formatura de uma turma de Medicina da Faculdade de Enfermagem Nova Esperança de Mossoró (Facene) e foi organizada pelos próprios alunos. Apesar de não ter vínculo com a organização do evento, a instituição publicou uma nota de repúdio sobre o ocorrido.

Pelo perfil do Instagram da turma, os formandos também manifestaram indignação e afirmaram que não tiveram conhecimento das vestimentas do convidado durante a festa.

Em nota, a Facene informou que não possui vínculo com a organização do evento, por se tratar de uma festa organizada pelos alunos, e declarou que “tomará medidas para reforçar a comunicação com os formandos e a comunidade sobre a ausência de vínculo institucional com eventos privados, revisará as orientações sobre o uso de espaços e parcerias externas, quando existentes, e envidará esforços para cooperar com os organizadores do baile, a fim de apurar os fatos e evitar a repetição de episódios semelhantes”.

De acordo com o cerimonial do evento, organizado pela empresa Master Produções e Eventos, o adolescente era convidado de duas irmãs formandas e chegou ao local acompanhado dos pais após as 23h, sem qualquer vestimenta considerada inadequada.

Ainda segundo a organização, após participar do cerimonial, às 00h18, quando as formandas foram chamadas como a 9ª colocação na sequência de 47 formandos, ele e a família permaneceram no evento até aproximadamente 00h30, período em que o cerimonial ainda estava em andamento, e então deixaram o local.

A empresa informou que, em um momento pontual e sem o conhecimento do cerimonial, houve a troca de roupa para a realização de registros fotográficos de cunho pessoal.

Em nota, a Master Produções e Eventos afirmou: “A Master Produções e Eventos repudia de forma veemente qualquer ato, símbolo ou manifestação relacionada ao nazismo ou a ideologias de ódio. A apologia ao nazismo é crime no Brasil, e não compactuamos, não toleramos e não aceitaremos esse tipo de conduta em eventos sob nossa responsabilidade”.

O Ministério Público informou que o procedimento extrajudicial foi instaurado para coleta de informações sobre o caso.

Jornalista | Palestrante | Assessora de Comunicação | Consultora em Gestão de Crise de Comunicação | Apresentadora de rádio e televisão.

Faça Login ou Cadastre-se no site para comentar essa publicação.

0 Comentários