Jornalista | Palestrante | Assessora de Comunicação | Consultora em Gestão de Crise de Comunicação | Apresentadora de rádio e televisão.
Ebserh, vinculada ao Ministério da Educação, foi criada em 2011 e atualmente administra 45 hospitais universitários federais

O Rio Grande do Norte participará no próximo dia 13 de setembro do “Dia E” da Rede Ebserh, iniciativa nacional que mobiliza 45 hospitais universitários federais da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) em parceria com os ministérios da Educação e da Saúde. O mutirão prevê a realização simultânea de cirurgias eletivas, consultas, exames diagnósticos e procedimentos terapêuticos em todo o país.
No estado, o Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol-UFRN), a Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC-UFRN) e o Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB-UFRN) oferecerão cerca de 1.500 atendimentos, beneficiando pacientes já regulados que aguardavam na fila do Sistema Único de Saúde (SUS).
No Huol, a programação inclui cirurgias de otorrinolaringologia, colecistectomias, procedimentos de catarata e tratamento medicamentoso com Avastin para pacientes com doença da retina. Exames diagnósticos como ecocardiogramas, ultrassonografias, densitometrias ósseas, testes ergométricos e angiografias cerebrais também serão realizados.
Na MEJC, as ações serão voltadas para consultas em ginecologia cirúrgica e mastologia, além da realização de ultrassonografias e mamografias com apoio da equipe de enfermagem.
No HUAB, em Santa Cruz, serão realizadas cirurgias ginecológicas, pequenos procedimentos cirúrgicos, consultas em endocrinologia e exames laboratoriais. Para a gerente de Atenção à Saúde, Flávia Andreia Pereira, “O esforço concentrado – Dia E – proporciona a ampliação do acesso aos serviços e oferece uma resposta rápida, resolutiva e satisfatória às necessidades de saúde do usuário”.
O Dia E integra o projeto Ebserh em Ação 2025, vinculado ao programa Agora Tem Especialistas, lançado pelo presidente Lula em parceria com o Ministério da Saúde, com o objetivo de reduzir filas e tempo de espera no SUS. Desde seu lançamento, a iniciativa mobiliza os 45 hospitais universitários federais da Rede Ebserh, promovendo mutirões, turnos extras e envolvimento de residentes e graduandos.
A Ebserh, vinculada ao Ministério da Educação, foi criada em 2011 e atualmente administra 45 hospitais universitários federais. As unidades atendem pacientes do SUS, apoiam a formação de profissionais de saúde e desenvolvem pesquisas e inovação.
Agora RN
Faça Login ou Cadastre-se no site para comentar essa publicação.
0 Comentários