Jornalista | Palestrante | Assessora de Comunicação | Consultora em Gestão de Crise de Comunicação | Apresentadora de rádio e televisão.
Prefeitura firma parceria com Waze e avança por implantação de semáforos inteligentes

Em meio à Semana Nacional de Trânsito (SNT), a Prefeitura de Nataltem ótimos resultados a apresentar com seu modelo de gestão da mobilidade urbana. Dentre eles, soluções digitais e investimentos em infraestrutura para tornar o trânsito da capital do Estado mais seguro, previsível e eficiente em Natal. Iniciativas recentes apontam nessa direção, destacando-se a parceria com a plataforma Waze, a disponibilização (ainda em caráter experimental) de patinetes compartilhados e a implantação de semáforos inteligentes, que receberão R$ 30,5 milhões do novo PAC Seleções 2025. As ações vêm levando a Prefeitura a receber prêmios nacionalmente (ver matéria abaixo).
No caso do Waze, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) é responsável por alimentar o aplicativo com informações em tempo real sobre interdições, desvios, sinistros, obras emergenciais e funcionamento dos semáforos. Em contrapartida, a plataforma disponibiliza análises de fluxo viário, alertas de ocorrências e pontos de lentidão reportados pelos usuários.
“O Waze já é uma realidade. Experiências recentes durante o Desfile de 7 de Setembro e a Meia Maratona do Sol mostraram eficiência. A troca de dados permite monitorar e planejar melhor outros grandes eventos da cidade, como os festejos do fim do ano, o Carnaval e eventos religiosos. Estamos dotando Natal de uma mobilidade urbana moderna”, destaca o prefeito Paulinho Freire.
Com o sistema, motoristas têm acesso antecipado às mudanças no tráfego. Dias antes de cada evento, os mapas do Waze já indicam trechos com alterações e sugerem rotas alternativas. A titular da STTU, Jódia Melo, explica que, apesar de o Waze já contar com ampla rede de colaboradores nas principais cidades do país, usuários também podem registrar ocorrências diretamente no aplicativo, como sinistros, atropelamentos, bloqueios viários, dentre outras situações. “Estamos unindo tecnologia e gestão pública para oferecer ao cidadão um trânsito mais organizado, seguro e planejado”, define ela.
Semáforos inteligentes
O projeto dos semáforos inteligentes, contemplado com recursos do Novo PAC, prevê a instalação de um sistema adaptativo que ajusta automaticamente o tempo de sinal conforme o volume de veículos e pessoas, medido pelo sinal do celular por meio de inteligência artificial. Essa tecnologia vai priorizar o transporte coletivo, reduzir atrasos e dar mais fluidez ao tráfego urbano.
A proposta dos novos semáforos já está aprovada. Agora, a Prefeitura irá apresentar documentação técnica ao agente financeiro, incluindo projetos de engenharia; análise de viabilidade; avaliação de risco e endividamento. Após a validação desses documentos, os recursos serão liberados e o cronograma de execução será definido, incluso a licitação da empresa que vai operar o sistema. A previsão é de implantação em 2026.
Faça Login ou Cadastre-se no site para comentar essa publicação.
0 Comentários