Além da inauguração do novo espaço, o equipamento também recebeu a entrega de reformas, nova trilha

Post Images
reprodução

O Parque Estadual Dunas do Natal ”Jornalista Luiz Maria Alves”, popularmente conhecido como Parque das Dunas, recebeu uma série de entregas que modernizam a estrutura da primeira unidade de Conservação do Rio Grande do Norte, e expressam uma visão de governo que entende que desenvolvimento e sustentabilidade caminham juntos.

Esse é o primeiro meliponário instalado em parques urbanos do Brasil. Também este mês, o Parque passou a contar com a Trilha dos Sentidos, além de espaços que promovem mais oportunidades de educação ambiental, conservação da biodiversidade e inclusão.

Outra importante entrega foi a reforma e modernização da estrutura do Anfiteatro Pau-Brasil, um espaço utilizado para a realização de eventos e apresentações culturais. O investimento chegou à marca de R$ 766 mil. Os visitantes do Parque das Dunas, agora, passam a ter acesso ao sinal de internet via Wi-Fi gratuito.

Na cerimônia de entrega dos novos espaços e serviços, a governadora Fátima Bezerra assinou um Termo de Compensação Ambiental junto à Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), que vai realizar um investimento de R$ 2,73 milhões no Parque das Dunas. As ações incluem a melhoria da infraestrutura, aquisição de equipamentos e execução de projetos voltados à administração, pesquisa científica, educação ambiental, turismo sustentável e proteção da unidade de conservação.

Meliponário Educativo

O novo espaço de educação ambiental do parque faz parte do projeto “Educação Ambiental e Abelhas Nativas da Mata Atlântica”, instalado por meio de uma parceria com a Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA), com apoio e recursos da ADM Cares, em parceria com o Governo do RN e Idema. Ele conta com 20 caixas/colmeias de abelhas das espécies Uruçu e Canudo, sem ferrão.

A iniciativa fortalece o papel da unidade de conservação como espaço de educação ambiental, conservação da biodiversidade e envolvimento comunitário com práticas sustentáveis. Werner Farkatt, diretor-geral do Idema, também celebrou a conquista desse importante espaço para a integração da sociedade potiguar com a pauta da sustentabilidade.

“Vão ser seis meliponários implantados em parques no Brasil, e o primeiro é o do Parque das Dunas. Isso mostra a importância dessa unidade de conservação dentro da nossa cidade, como um pulmão para todos nós que vivemos aqui” disse Farkatt.

A ação pioneira de integrar um meliponário ao alcance de toda a população no Parque das Dunas traz um valor importante também ao turismo, uma das principais atividades econômicas do estado. Meire Sorage, gestora do Parque das Dunas, comentou sobre a integração do meliponário na ao turismo.

“Este é o primeiro meliponário didático do Rio Grande do Norte, e essa é uma pauta extremamente importante porque muita gente hoje viaja pelo turismo de natureza, e aqui poderão conhecer o mundo das abelhas. Vamos trabalhar aqui com abelhas sem ferrão, o que é muito bacana pois não oferece nenhum risco para as pessoas”, explica Meire Sorage.

Jornalista | Palestrante | Assessora de Comunicação | Consultora em Gestão de Crise de Comunicação | Apresentadora de rádio e televisão.

Faça Login ou Cadastre-se no site para comentar essa publicação.

0 Comentários