Campanha “Solidariedade por Toda a Cidade” vai organizar doações destinadas a pessoas em situação de rua

Post Images
Reprodução

O trabalho da Prefeitura de Natal no combate à fome ganhou mais um reforço neste fim de ano. Além do programa Alimenta Natal, estratégico para ampliar o acesso à alimentação adequada e saudável, articulando outros programas e equipamentos, como o Banco de Alimentos, as Cozinhas Comunitárias e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA Municipal), a Prefeitura apresentou nesta semana o projeto Solidariedade por Toda a Cidade, voltado para pessoas em situação de rua.

Durante o lançamento da campanha, o prefeito Paulinho Freire ressaltou que a articulação entre Poder Público, instituições religiosas, entidades sociais e setor privado é essencial. “O programa precisa existir o ano inteiro. Cuidar das pessoas que mais necessitam é uma responsabilidade compartilhada. Agradeço às instituições, às igrejas, à sociedade civil e reforço o convite para que empresas também participem”, afirmou Paulinho.

Sob coordenação da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), a nova ação vai organizar doações de alimentos, roupas e brinquedos, orientar a população sobre a entrega segura de itens e reforçar o trabalho de proteção a crianças e famílias em situação de vulnerabilidade nas ruas e, sobretudo, nos sinais da capital.

A campanha permanecerá ativa até o dia 23 deste mês, com 10 pontos oficiais de arrecadação, e integra o trabalho de abordagem social que identifica famílias nas ruas, oferece atendimento e atua para reduzir casos de mendicância, trabalho infantil e exposição ao risco.

Para a secretária da Semtas, Nina Souza, o programa cumpre duas funções estratégicas. “Ao doar nos pontos oficiais, a população evita que crianças e famílias continuem expostas aos sinais. A doação segura impede golpes, reduz riscos de abuso e garante que o apoio chegue de forma organizada. Os itens arrecadados serão distribuídos pela rede municipal, beneficiando mais de 94 instituições e sete ocupações da cidade”, explicou Nina.

Um dos pontos de arrecadação será a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação, na Cidade Alta. O pároco responsável, padre Bianor, elogiou a iniciativa municipal e reforçou o papel da Igreja como parceira da ideia. “É um projeto interessante e nos prontificamos a receber as doações por acreditar no projeto como um bem social às pessoas”, disse o padre.

Além das doações, o programa incorpora ações como o Chuveiro Solidário, que atende pessoas em situação de rua com higiene, orientações e encaminhamento para serviços socioassistenciais. Para Laudecir Ferraz, representante de uma das entidades parceiras, a iniciativa “fortalece o trabalho diário e amplia a capacidade de resposta às demandas de quem vive nas ruas”.

Fonte Agora RN

Jornalista | Palestrante | Assessora de Comunicação | Consultora em Gestão de Crise de Comunicação | Apresentadora de rádio e televisão.

Faça Login ou Cadastre-se no site para comentar essa publicação.

0 Comentários