Jornalista | Palestrante | Assessora de Comunicação | Consultora em Gestão de Crise de Comunicação | Apresentadora de rádio e televisão.
AGORA RN mapeia produção de legisladores na esfera federal; especialista avalia que a bancada potiguar é pequena e reflete a polarização nacional em votações

O AGORA RN mapeou a produtividade legislativa dos parlamentares do Rio Grande do Norte na esfera federal. A análise quantitativa usou dados oficiais da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. No Senado, o levantamento abrange o período de 2019 até 1° de setembro de 2025; enquanto na Câmara, analisa dados de 2023 até este ano.
Entre os critérios do levantamento, estão a autoria de propostas legislativas, projetos de lei, participação em votações e atuação em comissões. Segundo a apuração, os destaques em produtividade são: Sargento Gonçalves (PL) na Câmara Federal e Zenaide Maia (PSD) no Senado.
Apesar de a análise ser numérica, é importante avaliar o impacto social das proposições – e distinguir qualidade de quantidade. “O volume quantitativo tem menos peso do que o qualitativo. É importante medir o papel do Legislativo muito mais pela sua função social – sua cobrança, fiscalização e a quantidade de leis com qualidade que são elaboradas”, diz o cientista político Bruno Oliveira.
Câmara Federal: direita lidera em número de proposições
Entre os deputados federais, Sargento Gonçalves (PL) é o que mais apresentou propostas legislativas – 1121 – entre 2023 e 2025. Ele também lidera em discursos em plenário, com 268, e figura entre os que mais participaram de votações nominais, com 811.
General Girão (PL) aparece em segundo lugar em propostas de sua autoria, com 615, e também em discursos, com 250. Girão relatou 10 propostas e participou de 779 votações nominais. Benes Leocádio (União) é o deputado com maior número de propostas relatadas, somando 33, além de 325 propostas de sua autoria, 810 votações nominais e 31 discursos.
Fernando Mineiro (PT) está entre os mais atuantes em votações nominais, com 811 – mesmo número de Gonçalves. O deputado apresentou 369 propostas, relatou 9 e fez 24 discursos em plenário. Já Natália Bonavides (PT) teve 323 propostas de sua autoria de 2023 a 1° de setembro de 2025, além de 10 relatorias, 780 votações e 15 discursos.
João Maia (PP) teve a menor produção em propostas legislativas (105), relatou apenas duas e fez três discursos. Robinson Faria (PP) somou 151 propostas, 6 relatadas, 808 votações e 11 discursos.
Uma situação particular tira Carla Dickson e Paulinho Freire, ambos do União Brasil, do ranking: Freire foi eleito prefeito de Natal em 2024, deixando a vaga para a suplente Dickson em 2025. Neste ano, a deputada apresentou 113 propostas, relatou 10, votou 229 vezes e discursou 14 vezes. Paulinho Freire (União Brasil), entre 2023 e 2024, registrou 215 propostas, 9 relatadas, 243 votações nominais e 4 discursos.
Senado: Zenaide e Styvenson disputam liderança
Dos três representantes do RN no Senado Federal, Zenaide Maia (PSD) é a parlamentar com maior número de proposições no geral, com 758, e 56 projetos de lei. Styvenson Valentim (PODEMOS) tem um número parecido de proposições, com 725 e 117 projetos de lei.
A comparação no Senado considera mandatos com inícios diferentes. Maia e Valentim exercem mandato desde 2019, e o levantamento do AGORA RN usa os dados desde então. Porém, Rogério Marinho (PL) começou seu mandato apenas em 2023.
Líder da oposição no Senado, Rogério Marinho apresentou 247 proposições e 11 projetos de lei desde o início de seu mandato.
Comissões: participação em 2025
Na Câmara dos Deputados, Fernando Mineiro (4), Benes Leocádio (3), General Girão (3) e Natália Bonavides (2) lideram participações como titulares de comissões especiais e permanentes.
No Senado, a participação como titular em comissões temáticas, conselhos, procuradorias, frentes e grupos parlamentares é liderada por Zenaide Maia (17), seguida por Rogério Marinho (12) e Styvenson Valentim (8).
Cenário político influencia produtividade
Para o cientista político Bruno Oliveira, o contexto de cada casa legislativa impacta diretamente a atuação parlamentar. Na esfera federal, a bancada potiguar, embora pequena, reflete a polarização nacional, o que influencia nas votações e posicionamentos.
Não é apenas o número de propostas legislativas que sinaliza quão produtivo um parlamentar é. Alguns desafios no espectro político se impõem e até evitam que projetos relevantes se transformem em lei e em norma.
Esta reportagem inicia a série “Ranking do Legislativo potiguar”, que avalia a atuação dos deputados federais, senadores, deputados estaduais e vereadores de Natal, especialmente entre os anos de 2023 e 2025, com base em dados oficiais das casas legislativas.
Fonte: Agora RN
Faça Login ou Cadastre-se no site para comentar essa publicação.
0 Comentários