Jornalista | Palestrante | Assessora de Comunicação | Consultora em Gestão de Crise de Comunicação | Apresentadora de rádio e televisão.
Entre os vereadores mais assíduos nas sessões, destacam-se Daniell Rendall (Republicanos),Eribaldo Medeiros (Rede), Pedro Henrique (PP) e Samanda Alves (PT)

O AGORA RN mapeou a assiduidade dos parlamentares do Rio Grande do Norte na esfera estadual e dos vereadores da capital potiguar. A análise quantitativa usou dados oficiais da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) e da Câmara Municipal de Natal, referentes a 2025.
Entre os critérios do levantamento, está a presença em sessões plenárias, diferenciando faltas justificadas e não justificadas. A análise revela quem são os mais e menos assíduos em cada casa legislativa.
Segundo o cientista político José Antonio Spinelli, a presença de parlamentares no plenário é um dos maiores indicativos de sua atuação, assim como a assiduidade é cobrada aos funcionários de outras profissões. “Ser eleito não o desobriga da assiduidade às sessões da respectiva casa parlamentar”, disse o professor.
Em votações importantes, a maioria dos representantes costuma estar presente. Na Câmara Municipal de Natal, por exemplo, a sessão ordinária do dia 19 de agosto, que aprovou o recebimento do pedido de cassação da vereadora Brisa Bracchi (PT), contou com a presença de todos os 29 vereadores. Apenas um parlamentar, o vereador Eribaldo Medeiros (Rede), esteve ausente da votação, mas seu nome consta na ata da sessão.
Da mesma forma, na ALRN, os 24 deputados estaduais estiveram presentes em votações relevantes. Foram aprovados, na sessão do dia 3 de junho, os projetos do Marco Legal do Setor de Hidrogênio Verde e da Indústria Verde e do Fundo de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento da Polícia Civil no RN.
Câmara de Natal
No período de 1º de janeiro a 11 de setembro de 2025, a Câmara Municipal de Natal realizou 67 sessões plenárias ordinárias, com 65 ordens do dia. A maioria dos parlamentares apresentou uma porcentagem de presença igual ou maior nas ordens do dia em comparação com as sessões.
Entre os vereadores mais assíduos nas sessões, destacam-se Daniell Rendall (Republicanos), com 95,52% de presença (64 presenças), seguido por Eribaldo Medeiros (Rede), Pedro Henrique (PP) e Samanda Alves (PT), todos com 94,03% (63 presenças).
Nas sessões, Tárcio de Eudiane (União) apresenta a menor porcentagem de presença, com 46,27% (31 presenças), seguido por Eriko Jacome (PP) com 47,76% (32 presenças) e Daniel Valença (PT) com 53,73% (36 presenças). Eriko justificou 5 faltas, Tárcio justificou 6 e Daniel, 6.
Em relação às ordens do dia, a lista de mais presentes é liderada por Daniell Rendall, com 98,46% de comparecimento (64 presenças). Logo em seguida, aparecem Luciano Nascimento (PSD) e Pedro Henrique (PP), ambos com 95,38% (62 presenças).
Eriko Jacome registrou a menor presença em ordens do dia, com 50,77% (33 presenças), seguido pelos vereadores Daniel Valença, com 63,08% (41 presenças), Robson Carvalho (União) e Tárcio de Eudiane, ambos com 64,62% (42 presenças).
Assembleia Legislativa do RN (ALRN)
De um total de 76 sessões analisadas em 2025, o deputado estadual Vivaldo Costa (PV) foi o mais assíduo, com 75 presenças e apenas uma falta. Em seguida, destacam-se Taveira Júnior (União), com 67 presenças, e o presidente da Casa, Ezequiel Ferreira (PSDB), com 64. Foram analisadas as sessões plenárias ordinárias entre 6 de fevereiro e 3 de setembro.
Os parlamentares com maior número de faltas, segundo o levantamento, foram Ivanilson Oliveira (União), com 45 faltas, Dr. Kerginaldo (PL), com 35, e Dr. Bernardo (PSDB), com 33. Dessas, Ivanilson justificou 29 faltas, Dr. Kerginaldo justificou 16 e Dr. Bernardo, 8.
O balanço de justificativas revela contrastes: Hermano Morais (PV) e Kleber Rodrigues (PSDB) justificaram todas as suas 13 e 23 faltas, respectivamente. Em contrapartida, Coronel Azevedo (PL), Eudiane Macedo (PV) e Nelter Queiroz (PSDB) não apresentaram justificativa para nenhuma de suas 13, 23 e 18 ausências, respectivamente.
Agora RN
Faça Login ou Cadastre-se no site para comentar essa publicação.
0 Comentários