Jornalista | Palestrante | Assessora de Comunicação | Consultora em Gestão de Crise de Comunicação | Apresentadora de rádio e televisão.
Tema foi proposto pelo vereador Daniel Santiago (PP) que afirma que a discussão sobre a segurança digital é uma causa urgente e afeta diretamente o futuro das crianças de Natal

A segurança digital para as crianças e adolescentes da cidade de Natal foi debatida nesta sexta-feira 12, em uma audiência pública na Câmara Municipal de Natal. O tema foi proposto pelo vereador Daniel Santiago (PP), e contou com a participação do Deputado Estadual Ubaldo Fernandes (PSDB), representantes do Ministério Público do RN, da Secretaria de Educação de Natal e da Federação de Esportes Eletrônicos do RN.
De acordo com o vereador Daniel Santiago, a discussão sobre a segurança digital é uma causa urgente e afeta diretamente o futuro das crianças de Natal. “Nosso objetivo primário é colocar uma lupa sobre o problema mundial da insegurança digital nas redes sociais e nos jogos eletrônicos, e apontar possíveis soluções”, destacou o parlamentar. Nesse sentido, o fortalecimento da educação digital nas escolas municipais e o envolvimento da família despontam como elementos para reverter o atual cenário de ciberbullying e de crimes digitais contra crianças e adolescentes.
Ainda segundo o propositor da audiência, o desenvolvimento da consciência da segurança digital junto a crianças e adolescentes pode encontrar um aliado dentro da própria internet. “A intenção é incluir os esportes eletrônicos digitais nos currículos das escolas municipais. onde os alunos irão aprender sobre cidadania e segurança digital, além de como se proteger de possíveis abusos psicológicos e sexuais, e de desafios os quais, infelizmente, têm levado nossas crianças e adolescentes a se mutilarem”, completou Daniel Santiago.
Segundo o promotor de justiça da infância, André Mauro, representante do Ministério Público do RN, os crimes cibernéticos envolvendo crianças e adolescentes são constantemente combatidos pelo órgão. “Aquilo que, muitas vezes, parece inocente, como um jogo on-line, é uma porta de entrada para criminosos que, se passando por outros jovens ou pessoas boas, ganham a confiança das crianças e dos adolescentes e passam a aliciar, a chantagear e a extorquir esses jovens”, destacou o promotor.
Ainda de acordo com o representante do Ministério Público, é necessário o envolvimento da família, da escola e da sociedade como um todo em torno da segurança digital para crianças e adolescentes. “O controle parental e a educação digital são extremamente importantes para termos um ambiente virtual mais seguro para nossos jovens e crianças. A educação digital tem que estar não só com a família, mas com a sociedade, e isso está sendo debatido aqui, na Câmara, que representa a população”, apontou.
Para a secretária adjunta da Secretaria de Educação do Município de Natal, Naire Capistrano, estudantes e profissionais da educação já vivem em um mundo conectado e o desafio se concentra em como utilizar as tecnologias digitais de maneiras técnicas e pedagógicas na aprendizagem. “A Secretaria Municipal de Educação tem implementado ações de capacitação para os profissionais, a formação continuada tem contemplado temáticas como o uso de plataformas digitais para aprendizagem e avaliação, os estudantes das escolas têm tablets, aderimos ao programa federal de educação conectada, que garante a internet na escola e equipamentos para a manutenção dessa internet, para que a escola se mantenha conectada”. destacou.
A Presidente da Federação de Esportes Eletrônicos do Rio Grande do Norte, Tábata Diniz, ressaltou a importância da audiência pública para o debate sobre a segurança digital de crianças e adolescentes. “A Federação vem trabalhando para educar e mostrar as oportunidade desta área, de trazer cidadania digital, de mostrar ética e respeito por meio dos jogos eletrônicos”, afirmou.
Ao final da audiência, o vereador Daniel Santiago (PP) relembrou o caráter inicial das discussões sobre o tema, e a disposição de designar esforços para a manutenção das proposições a partir de 2026.
Faça Login ou Cadastre-se no site para comentar essa publicação.
0 Comentários