Presidente dos EUA limitou interações em suas publicações após anúncio de taxa de 50% sobre produtos do Brasil; governo brasileiro promete retaliação

Post Images
Reprodução

Após anunciar a aplicação de tarifas de 50% sobre importações do Brasil a partir de 1º de agosto, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, restringiu os comentários em seu perfil oficial no Instagram nesta quarta-feira 10. A medida ocorreu após uma série de críticas feitas por usuários brasileiros nas redes sociais.

Na noite de quarta-feira, os comentários nas publicações já apareciam com a notificação: “os comentários nesta publicação foram limitados”. Nesta quinta-feira 11, apesar da aparência de liberação, qualquer tentativa de comentar nas postagens é respondida com a mensagem: “não é possível realizar seu comentário”.

O anúncio da tarifa foi feito por Trump por meio de uma carta publicada nas redes sociais. No texto, ele afirma que a decisão se dá “em parte pelos ataques insidiosos do Brasil contra as eleições livres e os direitos fundamentais de liberdade de expressão dos americanos”.

Ele também cobrou que as autoridades brasileiras retirem as acusações contra o ex-presidente Jair Bolsonaro relacionadas à tentativa de golpe.

Trump ainda informou que determinou a abertura de uma investigação sobre supostas restrições à atuação de empresas de tecnologia americanas no Brasil, com base na Seção 301 da Lei de Comércio dos Estados Unidos, que trata de práticas comerciais consideradas desleais.

Em resposta, o governo brasileiro divulgou nota oficial afirmando que pretende retaliar a medida com base na legislação nacional de reciprocidade econômica, aprovada pelo Congresso. A nota também afirma que, nos últimos 15 anos, os Estados Unidos acumularam superávit comercial de cerca de US$ 410 bilhões em relação ao Brasil.

Fonte: Agora RN

Jornalista | Palestrante | Assessora de Comunicação | Consultora em Gestão de Crise de Comunicação | Apresentadora de rádio e televisão.

Faça Login ou Cadastre-se no site para comentar essa publicação.

0 Comentários