Unidade em Parnamirim passou por reestruturação, ampliou serviços, modernizou estrutura e conquistou premiações inéditas

Post Images
Reprodução

A UPA de Nova Esperança, em Parnamirim, chega aos 10 anos de funcionamento neste mês de dezembro vivendo um novo momento. A unidade, que por anos enfrentou limitações estruturais e operacionais, hoje recebe uma série de investimentos. Uma solenidade de comemoração será realizada neste sábado 27, a partir das 18h, na Associação dos Moradores da Cohabinal.

Desde o início da administração da prefeita Nilda Cruz (Solidariedade), em janeiro deste ano, a UPA passou por uma ampla reestruturação. A gestão garantiu o reabastecimento da farmácia, regularizou os estoques de insumos e medicamentos, colocou em pleno funcionamento o laboratório e o serviço de raio-X e disponibilizou três ambulâncias para dar suporte ao atendimento emergencial.

Entre outras medidas implantadas, está também o sistema Fast Track, protocolo reconhecido pelo Ministério da Saúde, que permite triagem mais ágil, atendimento imediato e encaminhamento eficiente dos pacientes, contribuindo para desafogar a unidade. A regulação de pacientes também avançou, com avaliações médicas mais dinâmicas, facilitando transferências e altas.

Além disso, a unidade recebeu melhorias estruturais importantes, como manutenção geral, pintura, novos equipamentos, 8 poltronas para as salas de medicação e observação, modernização da sala vermelha com gasômetro e equipamentos essenciais, ampliação da capacidade diagnóstica e fortalecimento do padrão de qualidade assistencial.

O laboratório da UPA, que antes realizava poucos exames, hoje opera com 100% da capacidade, oferecendo mais de 30 tipos de exames laboratoriais, após a chegada de novos equipamentos, insumos e reagentes. Outro destaque é a equipe “Posso Ajudar?”, disponível 24 horas por dia, que reforça o acolhimento, orienta os pacientes e humaniza o atendimento desde a chegada à unidade.

Com os novos investimentos, a unidade conquistou duas premiações inéditas: uma pela excelência na linha de cuidado ao Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) e outra pelo trabalho do Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar. Em seus 10 anos de funcionamento, a UPA nunca havia recebido qualquer reconhecimento oficial.

Para a prefeita Nilda, os 10 anos da UPA representam uma virada histórica. “Cuidar das pessoas é a nossa maior prioridade. A UPA de Nova Esperança vive hoje um novo tempo, com estrutura, equipamentos, profissionais valorizados e, acima de tudo, respeito e carinho com quem precisa do serviço público de saúde”, destacou.

Jornalista | Palestrante | Assessora de Comunicação | Consultora em Gestão de Crise de Comunicação | Apresentadora de rádio e televisão.

Faça Login ou Cadastre-se no site para comentar essa publicação.

0 Comentários