A iniciativa reforça o compromisso da cooperativa com a segurança de pacientes e cidadãos

Post Images
Reprodução

Em atenção às mais recentes recomendações internacionais sobre primeiros socorros, a Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas do Rio Grande do Norte (COOPANEST-RN) chama atenção para as mudanças no protocolo de atendimento a casos de engasgo e reforça a importância da capacitação preventiva por meio do curso “Salve Uma Vida”.

Recentemente, entidades como a American Heart Association (AHA) revisaram as diretrizes para manobras em situações de obstrução das vias aéreas — aplicáveis a bebês, crianças e adultos. Entre as principais alterações está a recomendação de iniciar com pancadas nas costas antes da tradicional manobra de compressão abdominal (Heimlich) — prática válida para todas as faixas etárias.

Para bebês menores de 1 ano, o protocolo orienta alternar cinco pancadas firmes entre as escápulas e cinco compressões torácicas.

Para crianças acima de 1 ano e adultos, também se indica dar primeiro cinco pancadas nas costas, e apenas se necessário proceder com as compressões abdominais.

A COOPANEST-RN, que reúne profissionais de anestesiologia dedicados ao cuidado seguro e eficaz dos pacientes, destaca que essas mudanças reforçam a necessidade de formação e treinamento contínuo para profissionais de saúde, cuidadores, professores, equipe de primeiros socorros e público geral.
“Sabermos agir no momento certo e com informações que facilitem o desengasgo podem salvar vidas. Essa mudança nos procedimentos é fundamental para que isso aconteça”, afirma o diretor da cooperativa, Rogério Nei.

Curso “Salve Uma Vida”

Com o intuito de disseminar conhecimento de forma acessível, a COOPANEST-RN promove o curso “Salve Uma Vida”, voltado à capacitação em técnicas de primeiros socorros, incluindo as novas diretrizes de desengasgo. O curso aborda a identificação de sinais de obstrução de vias aéreas, a sequência correta de manobras para diferentes idades, condutas em ambiente hospitalar, escolar ou domiciliar e a atuação rápida e segura até a chegada de socorro especializado.

A iniciativa reforça o compromisso da cooperativa com a segurança de pacientes e cidadãos, como parte de sua missão de prevenção, educação e cuidado responsável. A capacitação está disponível para instituições parceiras — escolas, academias, clubes, empresas e órgãos públicos que desejem ampliar sua rede de colaboradores capacitados.

A presidente da Sociedade de Anestesiologistas do Rio Grande do Norte (SAERN), Emíliana Melo, comentou a iniciativa. “O curso Salve Uma Vida é uma ferramenta essencial de conscientização e preparo. Ele aproxima a sociedade do conhecimento que salva e mostra o papel transformador da anestesiologia na prevenção e na segurança do paciente”, finalizou.

Jornalista | Palestrante | Assessora de Comunicação | Consultora em Gestão de Crise de Comunicação | Apresentadora de rádio e televisão.

Faça Login ou Cadastre-se no site para comentar essa publicação.

0 Comentários