Mostra imersiva celebra o legado de Ziraldo com arte, literatura e tecnologia na Rampa

Post Images
Reprodução

Com um mergulho colorido entre a literatura e a tecnologia, a exposição “Mundo Zira” desembarca em Natal, no Complexo Cultural da Rampa, para celebrar o universo criativo de Ziraldo (1932-2024), um dos nomes mais marcantes da cultura brasileira. A capital potiguar é a primeira cidade do Nordeste a receber a mostra, que fica em cartaz pelos próximos seis meses.

Para Adriana Lins, curadora da exposição, diretora do Instituto Ziraldo e sobrinha do artista, trazer o projeto para Natal é “um dever cumprido”. “Difundir a cultura nacional na arte do Ziraldo é um dos nossos propósitos. O lema do Instituto Ziraldo é ‘ler para ir além da leitura’. E essa exposição, ‘Mundo Zira’, é pautada na literatura do Ziraldo”, destacou.

Adriana ressaltou que o caráter tecnológico da mostra ganha ainda mais significado ao ser apresentada em um polo de inovação como a capital potiguar. “A tecnologia que abraça a nossa exposição aqui em Natal é um significado até maior. Quando a gente traz uma exposição que carrega tanta tecnologia para cá, a satisfação aumenta. Natal é a primeira cidade do Nordeste a receber ‘Mundo Zira’, e a gente quer ver cada criança, cada visitante, saindo com os olhos brilhando, inspirados para se tornarem agentes da sua história”, disse.

A governadora Fátima Bezerra (PT) celebrou a chegada da exposição Mundo Zira, classificando o momento como “de muita alegria e honra”. “É acolher uma das trajetórias mais bonitas da arte. Pelo legado extraordinário que ele deixou – enquanto escritor, cartunista, desenhista, humorista, jornalista, advogado e cidadão – é uma honra imensa para o governo receber essa exposição”, afirmou.

A secretária de Cultura do Estado, Mary Land Brito, destacou o caráter coletivo da iniciativa e o impacto educativo da mostra. “Essa exposição foi feita de forma muito coletiva. Pensamos em alegrar corações de crianças e adultos com um projeto que traz alegria, informação, cultura e educação. É algo inovador para o nosso estado, porque traz tecnologia e criatividade, e principalmente estimula a literatura”, declarou.

Criador de clássicos como “O Menino Maluquinho”, “A Turma do Pererê” e “Flicts”, Ziraldo deixou um legado de mais de 200 títulos literários, 25 mil desenhos em seu acervo e pelo menos 30 universos de propriedade intelectual. Com uma proposta imersiva e interativa, “Mundo Zira” convida o público potiguar a revisitar a genialidade de Ziraldo por meio de experiências sensoriais e tecnológicas.

A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados por meio da plataforma Sympla, ou ainda na bilheteria da Rampa, conforme lotação da sala. Para este primeiro fim de semana, no entanto, os ingressos já estão esgotados. Idealizada e produzida pela Lumen Produções, a exposição conta com patrocínio da BB Asset, realização do Ministério da Cultura e Governo Federal, por meio da Lei Rouanet, apoio do Instituto Ziraldo e parcerias locais do Governo do Estado, Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e da Fundação José Augusto (FJA).

Fonte: Agora RN

 

 

Jornalista | Palestrante | Assessora de Comunicação | Consultora em Gestão de Crise de Comunicação | Apresentadora de rádio e televisão.

Faça Login ou Cadastre-se no site para comentar essa publicação.

0 Comentários