Nova UPA será localizada em um terreno pertencente ao Município localizado entre a Avenida Tocantínea e a Rua Marialva, em Lagoa Azul

Post Images
Reprodução

A nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Norte de Natal deve começar a funcionar no segundo semestre de 2026. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Geraldo Pinho, o projeto já superou as etapas administrativas essenciais. A próxima fase é a abertura da licitação que vai selecionar a empresa responsável pelas obras.

A construção da nova UPA foi autorizada pelo Conselho Municipal de Saúde em dezembro de 2025. Agora, conta também com a aprovação do Ministério da Saúde. Com isso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) concentra esforços na fase final de preparação do projeto executivo, que inclui a elaboração de uma apresentação em 3D da unidade, a ser apresentada à sociedade antes da abertura do processo licitatório.

A estimativa da Prefeitura é de que o custo total da obra fique em torno de R$ 7,8 milhões. A nova UPA será localizada em um terreno pertencente ao Município localizado entre a Avenida Tocantínea e a Rua Marialva, em Lagoa Azul. O novo prédio vai substituir a atual UPA Pajuçara, que deverá ser transformada em uma policlínica. A distância entre a atual UPA e o futuro prédio é de cerca de 1,6 quilômetro.

Apesar de autorizar a migração, o Conselho Municipal de Saúde havia recomendado que a nova UPA fosse erguida no mesmo terreno onde funciona a unidade de Pajuçara. A expansão poderia se dar para um terreno localizado atrás da unidade, que pertence ao Município. O secretário de Saúde, porém, afirmou que há um entrave para essa solução. Ele disse que a atual UPA está em um terreno que pertence originalmente ao Estado. Isso significa que, ao expandir a UPA para o terreno de trás, parte do imóvel ficaria em uma área do Estado e outra parte ficaria num terreno do Município – o que, segundo Geraldo Pinho, não é possível.

De acordo com o secretário Geraldo Pinho, a nova UPA seguirá o modelo mais moderno preconizado pelo Ministério da Saúde, com serviços inéditos ou ampliados em relação à unidade atual. Ele ressaltou que a proposta é entregar uma unidade mais resolutiva, com melhores condições de trabalho para os profissionais e atendimento mais amplo para a população.

“Ela vai ser uma UPA no conceito mais moderno que existe no Ministério da Saúde”, afirmou Geraldo Pinho, em entrevista ao Manhã CBN, da rádio CBN. Entre os serviços previstos, o secretário destacou a implantação de atendimento ortopédico com portas abertas, pequenos procedimentos e pequenas cirurgias.

A nova estrutura também deverá contar com sala de imunização de urgência e uma Sala Lilás, destinada ao acolhimento de mulheres, adolescentes e crianças vítimas de violência. Segundo o secretário, a nova unidade será significativamente maior do que a atual. “Vai ser o dobro da UPA atual”, afirmou.

Jornalista | Palestrante | Assessora de Comunicação | Consultora em Gestão de Crise de Comunicação | Apresentadora de rádio e televisão.

Faça Login ou Cadastre-se no site para comentar essa publicação.

0 Comentários