Exibição aberta ao público integra programação oficial do Monumento dos Santos Mártires, em São Gonçalo do Amarante

Post Images
reprodução

O longa-metragem documental “Santos Mártires: Das Relíquias à Devoção” será exibido ao público nesta sexta-feira 03, às 16h, no Monumento dos Mártires, em Uruaçu (São Gonçalo do Amarante/RN). O evento integra a programação oficial do Monumento dos Santos Mártires, parte das celebrações do feriado estadual em homenagem aos padroeiros do Rio Grande do Norte.

O longa-metragem de 70 minutos de duração aborda os massacres de Cunhaú e Uruaçu, capítulos da história do Brasil hoje associados à devoção e resistência religiosa e cultural. A produção potiguar combina depoimentos documentais com encenações dramáticas para relatar os fatos ocorridos há 380 anos.

O filme propõe uma experiência audiovisual que mistura as linguagens de entrevistas documentais e encenações dramáticas. Segundo a produção, a escolha estética visa conferir à narrativa força visual e emocional, buscando apresentar como os relatos históricos se entrelaçam com a memória coletiva de fé e dor.

As sequências de reconstituição histórica apresentam um retrato da perseguição religiosa no período colonial. O documentário tem como objetivo ser um instrumento de memória, educação e identidade.

O diretor geral, Buca Dantas, afirmou que “o filme revela a alma do Rio Grande do Norte, onde a dor se transforma em fé e a memória em identidade viva. Ao assistir, o público é convidado a sentir a grandeza espiritual dos mártires e a perceber como sua coragem ainda ilumina o presente”.

O documentário mergulha na memória dos Protomártires do Brasil, narrando sua história de fé, coragem e sacrifício. Por meio de memórias, testemunhos e tradições, revela a força da devoção que atravessa séculos e fortalece a identidade cultural nordestina.

A produção contou com profissionais majoritariamente nascidos no Rio Grande do Norte, especialmente o elenco oriundo da cidade de São Gonçalo do Amarante. A obra foi realizada com o apoio da Lei Paulo Gustavo, da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Fundação Cultural Dona Militana, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Por que 3 de outubro é feriado no RN

O dia 3 de outubro é feriado estadual no Rio Grande do Norte em homenagem aos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, também chamados de Protomártires do Brasil. A criação do feriado é resultado de uma lei estadual, a Lei Nº 8.913/2006, sancionada pela governadora Wilma de Faria em 2006. A data recorda os cristãos assassinados no século XVII, durante as invasões holandesas, em dois episódios ocorridos em 1645 no interior potiguar.

Segundo registros históricos, 30 pessoas, entre dois padres e 28 leigos, foram mortas em duas ocasiões distintas: em Cunhaú, em 16 de julho, e em Uruaçu, em 3 de outubro. Os ataques aconteceram em meio ao conflito entre Brasil e Holanda e resultaram na morte de fiéis que se recusaram a abandonar a fé católica.

O feriado foi instituído para que o estado relembre e homenageie os Mártires de Cunhaú e Uruaçu. A data é celebrada com missas, romarias e eventos religiosos organizados pela Arquidiocese de Natal.

Confira programação do Santuário dos Mártires:

  • 4h: caminhadas saindo de Macaíba e São Gonçalo do Amarante;
  • 5h: missa presidida pelo padre Alexsandro de Lima Freitas, da Comunidade Canção Nova;
  • 7h: missa presidida pelo arcebispo Dom João Santos Cardoso, transmitida pela TV Canção Nova;
  • 9h: missa presidida pelo padre João Gabriel Ribeiro, pároco de São Gonçalo do Amarante;
  • 10h: missa presidida pelo padre Manoel Henrique de Paiva, pároco da Paróquia de Jesus Bom Pastor, em Natal;
  • 12h: missa presidida pelo arcebispo emérito Dom Jaime Vieira Rocha, seguida de procissão com o Santíssimo Sacramento;
  • 15h: recitação do Terço da Misericórdia, transmitido pela TV Canção Nova;
  • 16h: lançamento do longa-metragem documental “Santos Mártires – das relíquias à devoção”;
  • 17h: missa solene presidida por Dom João Santos Cardoso;
  • 18h30: show e gravação de DVD dos missionários Ana Clara e Ítalo Poeta, com a Banda Exército de Deus.

 

Jornalista | Palestrante | Assessora de Comunicação | Consultora em Gestão de Crise de Comunicação | Apresentadora de rádio e televisão.

Faça Login ou Cadastre-se no site para comentar essa publicação.

0 Comentários