Jornalista | Palestrante | Assessora de Comunicação | Consultora em Gestão de Crise de Comunicação | Apresentadora de rádio e televisão.
oão Batista de Santana, chefe do Cerimonial do Governo do Estado e membro da comissão organizadora do encontro, avaliou a importância

O setor de Cerimonial da Assembleia Legislativa do RN (ALRN) participa nesta quinta (15) e sexta-feira (16) do 7º Encontro Brasileiro de Cerimonialistas, cujo tema é “Cerimonial, inovação, tecnologia e criatividade”. O evento, que é promovido pela Associação Brasileira de Profissionais de Cerimonial (ABPC) e coincide com os 10 anos de fundação da associação, acontece no auditório do Hotel Praiamar, em Ponta Negra. O encontro reúne, anualmente, profissionais de todo o País para o compartilhamento de experiências, ampliação de networking e realização de debates sobre os desafios e as inovações correlatas à profissão.
Neste primeiro dia de evento, foram realizadas palestras acerca dos bastidores da atividade; Inteligência Artificial como aliada à inovação do setor; a arte da Oratória; postura e domínio profissional no Cerimonial; e o protocolo e os desafios na recepção de autoridades.
Segundo a diretora de Comunicação da ABPC, Cristina Mesquita, o principal objetivo do encontro é disseminar o conhecimento, o respeito e a valorização ao cerimonialista.
“Este evento é o maior da nossa associação. Durante a pandemia, chegamos a congregar 432 pessoas, de forma online. Hoje em dia, atingimos uma média de 150 a 200 profissionais, o que também é um grande número. E nós sempre buscamos conscientizar os cerimonialistas sobre a importância do que fazem, além do fato de que para exercerem bem suas funções eles devem estar sempre se qualificando e entendendo a valorização da sua atividade. Também os incentivamos a passar isso para todas as pessoas, inclusive seus clientes e assessorados”, destacou a jornalista.
Rosângela Guedes, chefe do Cerimonial da ALRN, enfatizou a importância do apoio da Presidência do Parlamento Estadual para a realização do evento.
“Primeiramente, eu quero dizer que a gente não teria conseguido organizar este evento se não fosse a sensibilidade do nosso presidente Ezequiel Ferreira e de todos os diretores da Casa. Aqui estão cerimonialistas de todo o Brasil, e é uma grande honra recebê-los, ainda mais numa data tão importante, em que a ABPC está completando 10 anos. Inclusive, uma das fundadoras da associação, Zuleide Gonçalves, também foi chefe do Cerimonial da nossa ALRN. Portanto, há todo um simbolismo por este evento acontecer aqui, em Natal”, explicou.
A chefe do Cerimonial do Legislativo Potiguar frisou ainda a elevada capacitação dos palestrantes e profissionais presentes no encontro.
“Nós trouxemos o que há de melhor na área. Os melhores palestrantes do Brasil estão aqui nesses dois dias. As pessoas são altamente qualificadas, e isso é muito bom, porque é uma forma da gente valorizar também os nossos profissionais, que estão sempre por trás das cortinas e discretamente cuidando de tudo. Por tudo isso, eu repito: é uma grande honra para nós estarmos sediando este evento aqui, numa data tão significativa, que são os 10 anos da ABPC”, concluiu Rosângela.
Em seguida, João Batista de Santana, chefe do Cerimonial do Governo do Estado e membro da comissão organizadora do encontro, avaliou a importância do evento para os cerimonialistas do RN e do Brasil.
“Este encontro está sendo um divisor de águas para todos nós, cerimonialistas potiguares, porque estamos reunindo quase 200 pessoas aqui em Natal, dentre elas grandes nomes do Cerimonial brasileiro – e potiguar. E cabe a nós a responsabilidade de promover a qualificação dos nossos colegas”, enfatizou.
João Batista ressaltou também a importância de buscar qualificação e compreender o que está sendo praticado nos outros estados e até em outros países.
“E aqui a gente está tendo essa oportunidade, de trazer temas importantes e atuais, como a Inteligência Artificial, a qual pode ser inserida nas tarefas desenvolvidas pelo cerimonialista. Então, nós estamos muito felizes por esta empreitada bem-sucedida e que está sendo tão bem avaliada pelos colegas”, finalizou.
Já o vice-presidente do Nordeste da ABPC, José Pádua Martins, analisou a relevância do evento para o Estado do RN, a região Nordeste e para o País como um todo.
“Como representante da região Nordeste e presidente da comissão organizadora deste grande evento, sinto-me honrado e satisfeito por fazer parte deste setor tão importante – e carente – que é o Cerimonial Público. Hoje nós temos poucas pessoas atuando nessa área, e esse laço entre a ALRN e ABPC, que é a única associação de profissionais, é muito importante, já que dá visibilidade à profissão”, afirmou.
Sobre o encontro em si, Pádua Martins disse que o evento “é de grande relevância para a troca de ideias e o compartilhamento de experiências, pois conta com uma programação riquíssima e que contribui para a evolução dos profissionais de todos os estados”.
Por fim, o presidente da associação que foi substituído no fim do dia, Francisco Etelvino Biondo, fez um balanço do seu mandato e agradeceu a ajuda de toda sua equipe.
“Eu acredito que o meu mandato foi bastante positivo. Eu ingressei no cargo inicialmente para completar o mandato de Zuleide, num momento de pesar para todos, e foi uma honra para mim substituí-la. Em seguida, eu fui escolhido para continuar liderando a associação, que segue cada vez mais firme e consolidada no cenário nacional, sendo uma referência para todos os profissionais de Cerimonial do Brasil. E a gente atesta isso pelo sucesso deste evento, com o grande fluxo de pessoas e a qualidade das palestras. Então, eu acho que esse encontro é um somatório desses últimos três anos de atuação da presidência, que não foi um trabalho isolado, e sim, realizado em conjunto”, disse Francisco Biondo.
Faça Login ou Cadastre-se no site para comentar essa publicação.
0 Comentários