José Arnóbio afirma que IFRN precisa de aumento de 70% no orçamento para manter atividades e expandir a rede

Post Images
Foto: José Aldenir/Agora RN

O reitor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), José Arnóbio de Araújo Filho, afirmou que as instituições federais de ensino precisam de um reforço orçamentário urgente para garantir o funcionamento adequado e ampliar as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Segundo ele, o orçamento atual é insuficiente e compromete o pleno desenvolvimento da rede federal.

“A gente entende que realmente precisa de mais orçamento para dar conta das ações. Hoje a gente consegue fechar o ano em 2025, mas espera que em 2026 receba mais alguma pauta de recursos para poder fazer as entregas que são necessárias”, declarou Arnóbio, em entrevista nesta terça-feira 14 ao Central Agora RN, programa da TV Agora RN (YouTube).

 

O reitor relatou que, mesmo com esforço de gestão e adoção de medidas de economia, os recursos disponíveis ainda estão aquém do necessário.

“Quando a gente pega a curva de investimento feita nas nossas instituições, teve ano que a gente chegou a investir na ordem de R$ 4,5 bilhões de reais. E o orçamento desse ano ficou na ordem de R$ 2,8 bilhões. Então houve um declínio”, observou.

De acordo com ele, o ideal seria um aumento de pelo menos 70% no orçamento atual, o que permitiria recuperar o nível de investimento registrado até 2014.

 

Jornalista | Palestrante | Assessora de Comunicação | Consultora em Gestão de Crise de Comunicação | Apresentadora de rádio e televisão.

Faça Login ou Cadastre-se no site para comentar essa publicação.

0 Comentários